Mundo

Austrália quer proibir redes sociais para menores de 16 anos

07 NOV 2024

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governo australiano vai adotar legislação que proíbe as mídias sociais para crianças e adolescentes menores de 16 anos, disse o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, nesta quinta-feira (7). Trata-se, segundo ele, de um pacote de medidas pioneiro que poderá se tornar lei no final de 2025.

A Austrália está testando um sistema de verificação de idade para ajudar a bloquear o acesso de crianças a plataformas de redes sociais, como parte de uma série de medidas que incluem alguns dos controles mais rígidos impostos por qualquer país até o momento.

O primeiro-ministro citou os riscos para a saúde física e mental das crianças do uso excessivo das mídias sociais, em especial para as meninas, decorrentes de representações prejudiciais da imagem corporal, e do conteúdo misógino direcionado aos meninos. "Se você é uma criança de 14 anos que recebe esse tipo de conteúdo em um momento em que está passando por mudanças na vida e amadurecendo, pode ser um momento realmente difícil, e o que estamos fazendo é ouvir e depois agir", disse Albanese.

Vários países já prometeram restringir o uso da redes sociais por crianças por meio de legislação, embora a política da Austrália seja uma das mais rigorosas. Até o momento, não houve tentativas de usar métodos de verificação de idade, como biometria ou identificação do governo, para impor um limite de idade nas mídias sociais, dois dos métodos que estão sendo testados.

A legislação será introduzida no Parlamento australiano neste ano, com as leis entrando em vigor 12 meses após serem ratificadas pelos parlamentares, disse Albanese.

Autor(a): BZN



últimas notícias