Cultura

Azol traz para Natal sua exposição multimídia O Sertão Virou Mar

18 MAI 2022

Potiguar que reside em São Paula há quase 30 anos, o artista plástico Azol desembarca em Natal para apresentar, a partir do dia 24, sua exposição multimídia inspirada no sertão brasileiro e com traços extremamente criativos, Azol.

Escolheu a Pinacoteca foi o local escolhido para mostrar os belos trabalhos d'O Sertão Virou Mar, às 19h, com entrada franca. 

Com formação em Cinema e Artes Gráficas, Azol se utiliza da fotografia, pintura, escultura, vídeo, colagem e de outras linguagens para desenvolver sua arte, com característica única. Além do Brasil, suas peças também já passaram por países como França e Estados Unidos, em apresentações coletivas.

As obras dessa exposição foram desenvolvidas a partir de fotografias produzidas nos sertões do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia e unem elementos que rementem à construção de um sertão imaginário e utópico.

A exposição consta especialmente de fotomontagens, que são resultados da mistura de linguagens e diferentes estéticas, selecionadas a partir de seu acervo de mais de 6 mil fotografias que têm o sertão como tema recorrente. Essas fotografias foram captadas em incursões pela rota do cangaço, quando Azol realizou laboratórios e pesquisas.

Destaca o artista:

- A técnica usada é a colagem digital. Transferi os arquivos de fotos e as fotos das pinturas e fui manipulando as imagens. O processo é demorado... Foram meses de tentativas e erros, até chegar a um resultado satisfatório.

Marca

A curadoria fica por conta de Marcus de Lontra Costa, renomado jornalista, crítico de arte e curador independente com mais de 30 anos de experiência. A exposição é uma realização da Pinacoteca, do governo do estado do RN, da Fundação José Augusto (FJA), do Ateliê Azol e da Dila Oliveira Galeria. 

A exposição segue até o dia 24 de julho, com entrada franca, na Pinacoteca do RN - Palácio da Cultura, Praça Sete de Setembro, s/n - Cidade Alta, no seguintes horários:

De segunda a sexta-feira: 8h às 17h

Sábado e domingo: 9h às 16h

Necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia

Mais sobre Azol

Artista visual formado em Cinema e Artes Gráficas nos Estados Unidos, Azol dirigiu curtas-metragens e produziu programas para TVs como Manchete, Bandeirantes e Globo. Trabalhou com publicidade, criou conteúdo para internet e produziu vídeos institucionais para empresas. 

Trabalha em caráter multidisciplinar, visando criar um diálogo com outras formas de expressão artística para fomentar um pensamento poético e sensível às diversas questões que movem o espírito e o fazer artístico. Produz trabalhos em pintura, escultura, colagem, mural, videoarte, literatura e fotografia. 

Em 2016, entrou para o grupo de estudos de arte no ateliê do pintor Sérgio Fingermann, com o intuito de aprofundar suas pesquisas nas diversas linguagens com as quais atua. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior (França, EUA e Nações Unidas) e de feiras de arte em Paris e Nova York. 

Em setembro de 2021, iniciou uma jornada de exposições individuais pelo Brasil intitulada O sertão virou mar, com curadoria de Marcus Lontra, iniciando pelo Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. A exposição já passou pelo Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife, e pelo Sobrado Dr. José Lourenço, em Fortaleza (SECULT – CE). A partir de maio de 2022, a exposição estará na Pinacoteca Potiguar.

Azol tem obras nos acervos do Centro Cultural Correios (Rio de Janeiro), na Pinacoteca Potiguar (Rio Grande do Norte), na Fundação Capitania das Artes (Funcarte - Prefeitura de Natal) e no Sistema Fiern (Federação da Indústria e Comercio do RN). Em 2020, recebeu o diploma comemorativo da fundação da cidade de São Paulo pela Academia de Ciências, Letras e Artes.

Para conferir os trabalhos, acesse o Instagram @azol.art.



Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias