Cultura

Banco do Nordeste expõe acervo próprio de artistas potiguares na Pinacoteca

19 AGO 2022

Foto: Catirina e o Boi, de Jefferson Campos

O Banco do Nordeste abre sábado (20), a partir das 10h, na Pinacoteca do Estado, a exposição Coleção Potiguar: Novas Obras, com acervo adquirido recentemente junto a artistas plásticos norte-rio-grandenses: Alcino Fernandes, Ian Rassari, Isaias Ribeiro, Lorena Santos, Osani, Luiza Fonseca, Jean Lopes e Jefferson Campos. 

A mostra traz ainda uma tapeçaria do acervo do BNB feita há 50 anos por Dorian Gray, falecido em 2017.

A exposição de Natal está inserida em um circuito que vem sendo realizado em todos os estados de atuação do BNB. A iniciativa integra a programação dos 70 anos da instituição, comemorados no dia 19 de julho. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 30 de setembro, de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.

Além da classe artística, clientes e parceiros do Banco do Nordeste estão entre os convidados para a abertura do evento. As obras que compõem a mostra foram adquiridas recentemente e serão incorporadas ao acervo geral da instituição, composto por 1.210 peças de arte, 85% delas de autores regionais.

O acervo do banco está catalogado em sistema, seguindo as normas museológicas. As obras de arte que não estão em exibição encontram-se acondicionadas em uma reserva, mantendo-se todas as exigências de conservação, armazenamento e segurança. Já fazem parte do Acervo Banco do Nordeste importantes artistas potiguares, como Marcelo Gandhi e Zaira Caldas, além do já citado Dorian Gray.

Visitação: de terça a sexta (8h às 17h); sábados e domingos (9h às 16h).

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias