Mundo

Biden mira no PCC

15 DEZ 2021

Foto: Reprodução vídeo

O presidente norte-americano Joe Biden assinou hoje (15) uma ordem executiva para combater organizações criminosas e redes de tráfico de drogas internacionais. 

Entre os alvos de suas sanções está a facção criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC).

Segundo a Embaixada dos EUA no Brasil, é a primeira vez que um cartel brasileiro entra na lista. O governo brasileiro foi informado da medida.

A lista de alvos da medida cita também organizações como o Cartel de Sinaloa, os Zetas e o Cartel de Juárez (mexicanos) e o Clã do Golfo (colombiano).

Em nota, disse o governo americano:

- O PCC, uma das maiores redes de tráfico de cocaína do mundo, foi a entidade brasileira designada nesta ação. O PCC está envolvido principalmente no tráfico de drogas, mas também em lavagem de dinheiro, extorsão, assassinato por aluguel e cobrança de dívidas de drogas. Também atua fora do Brasil em toda a América do Sul e sua presença e rede financeira chega aos EUA, Europa, África e Ásia.

Considera um mal aos EUA a "proliferação internacional de drogas ilícitas ou seus meios de produção" Assim, os bens e interesses em propriedade dos indivíduos ou entidades listados que estão nos EUA ou na posse ou controle de norte-americanos serão bloqueados e reportados ao Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) americano. Também serão bloqueadas todas as entidades que sejam de propriedade, direta ou indiretamente, em 50% ou mais de um ou mais dos indivíduos citados. 


Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias