Mundo

Bilionário CEO do Telegram financia fertilização gratuita para mulheres que concebam com seu sêmen

13 NOV 2024

Foto: Instagram @durov

Fundador do Telegram, o bilionário russo Pavel Durov, 40, adepto de exercícios físicos e corpo estruturado, está oferecendo pagar pelo processo de fertilização in vitro de mulheres clinicamente elegíveis que estejam interessadas em ter um bebê usando seu sêmen em uma clínica de fertilidade em Moscou. Paga uma “contribuição muito generosa”, segundo a Forbes.

É o mais recente bilionário a falar abertamente sobre seu desejo de se reproduzir amplamente. A clínica de fertilização in vitro AltraVita, em Moscou, vem promovendo o serviço desde pelo menos este verão. De acordo com o Business Insider, um porta-voz da clínica confirmou o programa de FIV gratuito, disponível apenas para mulheres russas. Disse que o tratamento normalmente custaria cerca de US$ 5 mil, mas recusou-se a fornecer mais detalhes, citando confidencialidade médica.

Durov, que possui cidadania francesa e russa, foi detido em agosto ao sair de seu jato particular em Paris. Ele foi liberado, mas está proibido de deixar a França enquanto o caso está em andamento. Ele está sendo processado por materiais ilícitos compartilhados no Telegram. 

Em julho, ele publicou no Telegram que começou a doar sêmen há 15 anos, resultando em “mais de 100” crianças em 12 países. Disse que a AltraVita possui seu sêmen e que ele está “disponível para uso anônimo por famílias que desejam ter filhos”. Falou sobre a fertilidade decrescente como “um problema cada vez mais sério em todo o mundo” e disse que quer normalizar a doação de sêmen. “Desafie as convenções — redefina a norma!”.

Um dos líderes de tecnologia que veem o declínio da fertilidade como uma crise urgente é Elon Musk. Ele afirma que acredita que o baixo número de nascimentos nos países ocidentais levará ao colapso social. Musk é pai de pelo menos 12 filhos, incluindo seis com sua primeira esposa, Justine Musk, três com a musicista Grimes e três com a executiva da Nurealink, Shivon Zillis.

Autor(a): BZN



últimas notícias