Economia

Bordadeiras do RN aprendem a usar meios digitais para vender seus produtos

20 ABR 2022

Foto: Gabriel Kanner fala para as bordadeiras - Foto: Wendell Silva/Referência Comunicação

Imagine todo o processo de confeccionar uma peça manual, desde o momento da concepção até a finalização do utensílio, demonstrado em vídeo com narrativa de estória para ser exibido em redes sociais e plataformas de conteúdos audiovisuais. 


São possibilidades como essa que um grupo de 50 artesãos e bordadeiras dos municípios de Caicó e Timbaúba dos Batistas estão aprendendo a utilizar como estratégia para aumentar a base de clientes, valorizar os artigos, escoar a produção e ampliar o faturamento. As técnicas foram repassadas durante o Seminário de Marketing Digital para Bordadeiras, realizado nesta quarta-feira (20), na Casa do Artesão, em Caicó. 

 

A capacitação integra o Projeto do Artesanato do Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com o Instituto Riachuelo, que busca impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva do artesanato potiguar, com ênfase nos bordados do Seridó e no artesanato de São Gonçalo do Amarante, cidade que fica na região Metropolitana de Natal. 


A proposta do seminário é levar informações e conhecimentos técnicos sobre _design_ e marketing contribuindo para que os artesãos passem dominar novas ferramentas de promoção e divulgação do trabalho artesanal com destaque para o bordado. 


O presidente do Instituo Riachuelo, Gabriel Kanner, prestigiou o seminário em Caicó e destacou a importância da parceria do instituto com o Sebrae-RN, visando capacitar os artesãos, especialmente as bordadeiras do Seridó para que possam ganhar competitividade, através da melhoria do processo de produção. "Fiz questão de participar deste encontro porque o Instituto Riachuelo tem um carinho todo especial por esse trabalho. Foi no Rio Grande do Norte que os negócios da minha família tiveram início e é por isso que fizemos questão de nos associar ao Sebrae e aos artesãos para resgatar essas tradições, inclusive a cultura do algodão", lembra Kanner.


Durante o seminário, foram realizadas duas palestras, uma delas ministrada pelo consultor e mestre em _design_ Rafael Gomes, que apresentou como o _design_ , a estética e o trabalho da marca são estratégicos para um posicionamento, assim como o _marketing_ e a embalagem agregam valor ao produto, fazendo a peça ter um valor percebido e maior diferenciação. 


A segunda palestra abordou técnicas de vendas  por meio utilização meios digitais, ensinando as bordadeiras seridoenses a divulgarem o trabalho através de mídias sociais e usar plataformas tecnológicas para se relacionar com o cliente e manter o engajamento do público. Uma das técnicas é do _storytelling_ , uma forma de transmitir conteúdo com enredo bem elaborado e uma narrativa envolvente utilizando recursos audiovisuais. 

 

“Acreditamos que capacitações como essa servem, não somente para qualificar o artesão, mas também para consolidar novos conhecimentos a serem incorporados no processo produtivo como um todo, não apenas na confecção da peça. As ferramentas apresentadas vão ajudar os participantes a repensarem a divulgação dos trabalhos e assim criarem novos canais de comercialização,  melhorando as vendas e promovendo melhor os negócios do artesanato como um todo”, afirma a gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae-RN, Ana Ubarana. 

 

Isso porque um dos principais desafios enfrentados por quem atua nesse ramo da economia criativa, segundo a gestora, é a falta de planejamento do negócio como um todo e de uma estratégia de produção e de produto para se relacionar efetivamente com o cliente. Ana Ubarana destaca que a parceria com o Instituto Riachuelo visa justamente reverter esse quadro. 


“ Essa parceria tem sido fundamental para promovermos uma série de capacitações e consultorias de acordo com realidade do artesão. Esse é o nosso foco neste ano. No ano passado,  priorizamos as capacitações de alinhamento e requalificação. 

Através dessa cooperação com o Instituto, conseguimos realizar ações e consultorias em marketing digital e, em São Gonçalo do Amarante, estamos trabalhando a parte financeira dos empreendedores. Criamos o site Artesanato do RN e um catálogo com algumas peças do bordado. O mesmo pretendemos fazer com peças artesanais de São Gonçalo do Amarante”, conclui a gestora.

Fonte: Agência Sebrae RN



últimas notícias