Política

Brasil comemora 60 notas máximas no Enem, entre 2,7 milhões concorrentes. Triste educação

16 JAN 2024

Foto: Livro de admissão para ingressar nas escolas públicas do Brasil entre as décadas de 50-70

Ou estou muito sem noção sobre tal importância ou estudante alcançar nota exemplar é algo extraordinário no Brasil.


No meu tempo de banco escolar era obrigação. Fora a posição social, não existia diferença entre ensino público e privado. Eu estudei em escola pública (Sebastião Fernandes de Oliveira). Em 1988, passei no Vestibular (concurso para ingressar na universidade federal) e em três concursos públicos.


Lembro que quando eu era criança meus irmãos mais velhos, Érico e Eider, na década de 1970, estudavam um livro bem grosso que tinha o nome “Livro de Admissão”, que era para a prova de ingresso no Colégio Atheneu. Aprovação era obrigatória. Tal um vestibular. O Atheneu era uma escola pública de excelência em Natal, que formou personalidades do RN. Era. Hoje em dia até o prédio histórico é desprezado.


Mas isso é outra coisa. A realidade de hoje é o choque.


Vamos lá! 


Segundo MEC, mais de 4 milhões de pessoas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Mae apenas pouco mais de 2,7 milhões compareceram para fazer as provas (68%). Número, diga-se, que o governo federal comemorou.

No resultado divulgado nesta terça-feira (16), dos mais de 2,7 milhões, 60 obtiveram nota máxima na redação. Desses, apenas quatro são de candidatos da rede pública de ensino no Brasil.


O Rio Grande do Norte festeja o alcance de seis notas entre as 60. Uma de instituição pública. E o Nordeste celebra 25 notas dos 60 extraordinários.


O tema da redação foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.


Não sei o que é mais dramático. Se o tema com teor ideológico da redação ou se o resultado ‘honroso’ dos nota mil.


S.O.S. Brasil!


Em tempo


E reza o Art. 205 da Constituição promulgada em 1988:


A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias