23 MAR 2022
O Ministério da Economia (ME) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinaram Termo de Cooperação com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para o estabelecimento de uma linha de crédito no valor de US$ 1,2 bilhão.
Os recursos serão destinados prioritariamente para projetos de desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas agropecuárias.
A nova linha de crédito poderá ser utilizada por entidades do governo federal e dos governos estaduais, além de instituições financeiras que atuem como intermediárias com o setor privado, seguindo as normas estabelecidas pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex).
O AgroNordeste (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário no Nordeste) será o primeiro beneficiado, com US$ 230 milhões, para o desenvolvimento de oportunidades econômicas em cadeias de valor agropecuárias, na regularização fundiária e ambiental.
O RN receberá recursos para ampliação da área livre de moscas-das-frutas.
Em tempo
As linhas de crédito ficarão disponíveis por dez anos. Os projetos deverão estar alinhados com as políticas de apoio ao setor agropecuário e ao desenvolvimento rural, definidas como prioritárias pelo Plano Estratégico 2020-2031 do Mapa.
Autor(a): Eliana Lima