Mundo

Buscas por trabalhadores em mina no Chile são encerradas após confirmação de mortes

04 AGO 2025

Foto: Instagram @gabrielboric

As buscas pelos cinco trabalhadores desaparecidos na mina de cobre El Teniente, no Chile, foram encerradas nesse domingo (3), após a confirmação de que todos foram encontrados sem vida. O desmoronamento ocorreu na última quinta-feira (31), elevando para seis o total de vítimas, incluindo um operário que morreu no momento do acidente.

A mineradora estatal Codelco, responsável pela operação da mina, lamentou as mortes e anunciou a abertura de uma investigação para apurar as causas do colapso. Segundo o presidente da empresa, Máximo Pacheco, especialistas internacionais serão convocados para conduzir a apuração e revisar os protocolos de segurança.

O desmoronamento foi desencadeado por um dos maiores abalos sísmicos já registrados na região da mina, com magnitude de 4,2 graus na escala Richter. Ainda não está claro se o tremor teve origem natural, em um país de alta atividade sísmica, ou se foi provocado por ações de mineração subterrânea.

As vítimas, com idades entre 29 e 34 anos, eram funcionários da empresa de escavação Gardilcic, contratada pela Codelco. Em respeito às vítimas, o presidente chileno Gabriel Boric decretou três dias de luto oficial.

Autor(a): BZN



últimas notícias