23 FEV 2025
Cadidato da aliança conservadora, formada pela União Democrata-Cristã (CDU) e a União Social-Cristã na Baviera (CSU, Friedrich Merz venceu as eleições neste domingo (23) para Chanceler da Alemanha.
O primeiro-ministro Olaf Scholz, que ficou em terceiro lugar, reconheceu a derrota: “Esse é um resultado eleitoral amargo para o Partido Social Democrata, é também uma derrota eleitoral”. E parabenizou o adversário.
Friedrich Merz publicou no X: “Nós – a CDU e a CSU – vencemos esta eleição para o Bundestag. Obrigado pela confiança que vocês depositaram em nós e em mim. E, neste contexto, gostaria de expressar uma palavra de respeito aos nossos concorrentes políticos. Agora, cumpriremos rapidamente nosso dever de governar, pois o mundo lá fora não espera por nós. Ele também não espera por longas negociações e conversas de coalizão. Precisamos nos tornar rapidamente capazes de agir novamente”.
O partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) alcançou o segundo lugar, registrando seu melhor desempenho histórico.
Autor(a): BZN