Política

Careca do INSS cancela ida à CPMI; sessão desta segunda-feira é suspensa

15 SET 2025

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

A reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, prevista para esta segunda-feira (15), foi cancelada após o investigado Antônio Carlos Camilo, conhecido como Careca do INSS, comunicar, por meio de sua defesa, que não compareceria. O anúncio foi feito pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), e contraria a confirmação divulgada pela própria defesa do empresário nesse domingo (14).

Na decisão desse sábado (13), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça facultou a ida dos investigados ao Congresso, deixando a escolha a cargo dos próprios depoentes.

Preso desde sexta-feira (12) na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, Camilo é acusado de envolvimento em um esquema de cobrança ilegal de mensalidades associativas descontadas sem autorização de aposentadorias e pensões.

A decisão do STF também inclui o empresário Maurício Camisotti, detido na mesma operação e com depoimento marcado para quinta-feira (18). A CPMI ainda não foi informada se ele comparecerá.

Em nota, a defesa de Camilo justificou a ausência:

“Em razão da existência de inquérito policial com o mesmo objeto da CPMI, dará prioridade ao depoimento perante à Polícia Federal, considerando inclusive o lamentável clima político no âmbito da comissão, o que se tem visto durante os depoimentos já prestados, o que sinaliza para uma oitiva improdutiva”.

Autor(a): BZN



últimas notícias