Mundo

Marco Rubio promete apoio total a Israel e defende eliminação do Hamas

15 SET 2025

Foto: Reprodução vídeo

Secretário de Estado, Marco Rubio fez, nesta segunda-feira (15), declarações firmes ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reforçando a aliança estratégica entre Washington e Tel Aviv em meio à guerra contra o Hamas.

Rubio foi taxativo: “Todos os reféns, vivos e mortos, precisam voltar para casa imediatamente. O Hamas não pode mais continuar existindo como um elemento armado que ameaça a paz e a segurança, não apenas de Israel, mas do mundo”.

Ou seja: colocou a libertação como prioridade absoluta. Em seguida, defendeu a eliminação completa do Hamas como grupo armado, alinhando-se aos objetivos de guerra declarados por Israel.

E garantiu o “apoio inabalável” do governo Donald Trump às operações israelenses na Faixa de Gaza, além de criticar o movimento de países que reconheceram o Estado palestino, dizendo que tais iniciativas são “contraproducentes e apenas encorajam o Hamas”.

A visita de Rubio ocorre em meio à forte repercussão internacional após um ataque israelense em Doha, no Catar, contra líderes do Hamas. Netanyahu assumiu a autoria da operação, enquanto o secretário de Estado afirmou que os EUA estão “concentrados no que acontecerá a seguir”.

Enquanto isso, Gaza enfrenta novos bombardeios, com dezenas de mortos e milhares de deslocados. Países árabes, incluindo o Catar, condenaram a ofensiva e convocaram reuniões de emergência, acusando Israel de minar esforços diplomáticos por cessar-fogo.

Autor(a): BZN



últimas notícias