Cultura

CEI Mirassol é primeiro lugar em número de alunos premiados na Olimpíada de Matemática do RN

16 NOV 2021

Foto: Divulgação

Referência entre os melhores colégios privados do Rio Grande do Norte, o CEI Mirassol foi a escola que mais teve alunos premiados nas Olimpíadas de Matemática do Rio Grande do Norte (OMRN), segundo resultado divulgado no último mês de outubro. A Olimpíada é realizada anualmente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e conta com a participação de escolas públicas e privadas.


Destacando que a Olimpíada de Matemática acontece em duas fases, que envolvem questões objetivas e discursivas, a supervisora de Matemática, Jéssica Damasceno Beserra, enfatiza que não foi surpresa o excelente resultado nessa edição da Olimpíada com 19 alunos premiados, tendo em vista a qualidade de ensino do colégio e o incentivo da participação dos alunos em aulas preparatórias.


Segundo ela, “além de ter o contato com os conteúdos da disciplina de matemática que o estudante vê na sala de aula, traz também questões voltadas para a lógica”, explica.


A professora destaca o olhar da escola para a importância das olimpíadas do conhecimento e afirma que “eventos como esse são de suma importância para o desenvolvimento acadêmico de nossos alunos. Algumas universidades como USP, Unicamp e Unesp, por exemplo, convidam medalhistas dessas olimpíadas a ingressarem em tais instituições sem prestar prova tradicional”.


O estudante Matheus Paulino, de 15 anos e aluno do 9° ano do Ensino Fundamental, foi um dos alunos premiados na Olimpíada de Matemática. “O apoio para participação em olimpíadas vem muito dos professores e coordenadores”, explica.


Para o estudante, além de ser uma “experiência desafiadora”, a participação na olimpíada permite o aprofundamento do conhecimento e do saber. “Uma das maiores vantagens é treinar a lógica por trás da matéria”, revela.


Segundo ele, treino é a chave. “Não se vai conseguir bons resultados e melhora, se não praticar”, destaca.


Na opinião de Sara Torquato, aluna da 1ª série do Ensino Médio, que já participou de diversas Olimpíadas do Conhecimento, a competição incentiva o aluno a sempre a buscar por mais.  “Falando especificamente da OMRN, já fui medalhista de prata duas vezes, em 2017 e 2018, e de ouro em 2019. Além disso, já obtive menção honrosa em 2020 e 2021. Posso dizer com segurança que a OMRN é uma das minhas olimpíadas favoritas”, ressalta.


A medalhista destaca também o empenho do colégio em preparar seus alunos. “O Cei Mirassol oferece aulas preparatórias para olimpíadas. Isso possibilita um incentivo ao aluno, promovendo o debate de questões e a troca de conhecimentos. As aulas do dia a dia também são um passo importante nesse preparo rotineiro”, assinala.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias