12 FEV 2025
Vídeo divulgado nas redes sociais, nessa terça-feira (11), mostra celebridades judias, incluindo Steven Spielberg e Woody Allen, vestindo uma camiseta com o dedo médio levantado e a palavra “Kanye” — uma rejeição ao antissemitismo do rapper Kanye West.
Segundo o Times of Israel, o vídeo se assemelha a vários anúncios de utilidade pública criados por defensores da causa judaica, com um detalhe: nenhuma das celebridades consentiu em participar.
Completa:
- Isso porque o vídeo foi feito com IA generativa, tecnologia emergente que cria animações realistas instantaneamente, abrindo novas fronteiras para a criatividade, mas também levantando questões éticas sobre o que pode ser produzido e como esses produtos devem ser rotulados.
Divulgado no Instagram por Ori Bejerano, um empreendedor israelense de IA generativa, o vídeo se espalhou rapidamente na terça-feira, impulsionado por uma onda de indignação contra West e frustração com sua presença contínua na esfera pública, apesar de seu histórico de antissemitismo ao longo dos anos.
Na última semana, West publicou uma série de tweets antissemitas e, em seguida, pagou por um anúncio no Super Bowl direcionando os espectadores a um site que vendia apenas um produto: uma camiseta de 20 dólares com uma suástica estampada.
Confira o vídeo no nosso perfil no Instagram: @bznoticias
Autor(a): BZN