30 AGO 2022
Um resgate da cultura popular, embasado na cultura potiguar, marcou a festa do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Doutor Vulpiano Cavalcanti de Araújo, localizado no bairro Igapó. O evento aconteceu no último sábado (27) e reuniu 416 crianças, do Berçário II e Níveis I ao IV e toda a comunidade escolar.
A programação contou com comidas típicas, forró pé de serra, brincadeiras e apresentações de todos os níveis do CMEI. “Trabalhamos nos projetos diversas localidades como a Praia da Redinha, que o marco principal é a Ginga com Tapioca, estudamos sobre o Cajueiro de Pirangi em Parnamirim, tivemos também degustação de produtos da nossa região, desenvolvemos atividades sobre a Fortaleza dos Reis Magos, uma releitura da Ponte Newton Navarro, realizamos apresentações de cantigas de rodas, e estudamos os elementos do folclore e das obras de Câmara Cascudo”, explicou a gestora administrativa Maria Sandra Pereira de Medeiros Souza.
“Essa atividade é enriquecedora a título do processo de ensino e aprendizagem. Realizamos uma festa grandiosa, que atraiu os familiares das crianças e mostramos que uma escola pública de qualidade também se faz em parceria com a família. Um evento valioso para a comunidade e para as nossas protagonistas (as crianças)”, reforçou a gestora sobre a importância do evento.
A assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Vane de Oliveira Teixeira, também reforçou a importância do evento. “Ele oportuniza a comunidade e as crianças de conhecerem a cultura popular e nordestina, principalmente a cultura do Rio Grande do Norte. Os professores trabalharam os autores da terra, a dança, o folclore, desenvolvendo nas crianças esse senso de identidade cultural”.
Autor(a): Marcos Pinto
Fonte: Prefeitura de Natal