04 MAI 2023
O Reino Unido está em efervescência. Pela coroação do rei Charles III e da rainha consorte Camilla, e os gastos com a cerimônia, diante da atual crise financeira e o custo de vida galopante que a população enfrenta.
Estima-se que os custos da cerimônia, sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres, girem em torno de 100 milhões de libras, segundo a BBC. O que soma mais de 625 milhões na moeda brasileira. Mais de 113 milhões de euros. Oficialmente, não foi confirmado nenhum valor.
Os britânicos terão um fim de semana prolongado para festejar os novos reis, com feriado extra na segunda-feira (8).
De acordo com a CNN Mundo, há 70 anos, a coroação de Elizabeth II teria custado cerca de 1,57 milhões de libras (1,78 milhões de euros), o que representa, em valores atuais, 46 milhões de libras (52,25 milhões de euros). E na de sábado, os convidados deverão ser um quarto dos que estiveram presentes em 1953.
A BBC lembra que em menos de um ano foram três grandes eventos envolvendo a realeza: o Jubileu de Platina, o funeral de Estado da rainha Elizabeth II e, agora, a coroação de Charles III. A BBC informou que só nas celebrações do Jubileu de Platina, em junho do ano passado, a Polícia Metropolitana de Londres gastou mais de 8 milhões de libras (9,07 milhões de euros).
As vestes históricas da coroação serão usadas por Charles na cerimônia. A mesma foi usado pelos reis George IV (1821), George (1911), George VI (1937) e pela Rainha Elizabeth II (1953), incluindo o Colobium Sindonis, a Supertúnica, o Manto Imperial, a Coroação Cinto da Espada e a Luva da Coroação.
Autor(a): Eliana Lima