Mundo

Chile aplica 3ª dose de Pfizer e AstraZeneca em pessoas que receberam CoronaVac

05 AGO 2021

Foto: Reprodução vídeo

O presidente chileno Sebastián Piñera confirmou hoje (5) que pessoas vacinadas com duas doses da vacina CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac, receberão uma “dose de reforço” ou terceira dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer para reforçar a imunização. 

O processo de reforço começará quarta-feira (11) em maiores de 55 anos que se vacinaram com duas doses da CoronaVac, a mais usada no país. Receberão dose da vacina AstraZeneca. Em seguida, recebem os menores de 55 anos, com doses da Pfizer/BioNTech.

Reforço também dos profissionais da saúde e pessoas com comorbidades que receberam a CoronaVac. O Chile já vacinou 12,2 milhões de pessoas, 80,3% da população adulta do país, que tem 19 milhões de habitantes. Atualmente vacina menores de até 12 anos.

A decisão da terceira dose ou dose de reforço foi diante da comprovação em estudo de que a vacina do laboratório chinês tem eficácia reduzida com o passar dos meses. 

Em abril, a informação era de que a capacidade de prevenir casos sintomáticos chegava a 67%, mas atualmente foi comprovado que diminuiu para 58,49%.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias