24 DEZ 2024
Em 2025, a Feira Internacional de Artesanato (Fiart), comemora 30 anos de história e consolidação no calendário de grandes feiras do Brasil. O evento, realizado no Centro de Convenções de Natal, de 24 de janeiro a 2 de fevereiro, também celebra o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio Grande do Norte, concedido por um projeto de lei do deputado Hermano Morais e sancionado pela governadora Fátima Bezerra.
Conhecida por sua diversidade cultural, a Fiart é um mosaico de sotaques e idiomas, onde as cores e formas artesanais permitem ao público viajar pelo mundo sem sair do lugar. Com a promessa de ser a maior edição da história, Neiwaldo Guedes, idealizador da Feira, destaca o compromisso da organização em proporcionar aos visitantes um evento repleto de sensações, encantamentos e um leque ampliado de opções de artesanato e cultura. “Estamos empolgados e trabalhando muito para entregarmos uma FIART inesquecível. O nosso intuito é fazer com que o visitante usufrua de todos os espaços e saia de lá com pensamentos e vivências ainda mais enriquecedoras ”, afirma Neiwaldo Guedes.
Sob o lema “O futuro e o passado se encontram na arte de criar”, a Fiart 2025 busca reafirmar sua força e magnitude. É uma Feira que vai além e oferece também uma programação diversificada que inclui ações e uma troca histórico-cultural imensurável com o Festival Fiart Cultural.
O Festival dedica-se a ser um verdadeiro palco para a cultura popular, um espaço de reconhecimento e valorização para os diversos artistas que empenham sua energia em aproximar a arte do povo, além de salvaguardar as tradições. O festival se propõe a ser um ambiente de grande diversidade cultural, acolhendo desde os brincantes até aqueles que fazem a música de barzinho, presente no dia a dia das pessoas.
Cumprindo sua missão, o Festival Fiart Cultural coloca em evidência as artes potiguares nas mais diversas linguagens, abrangendo literatura, dança, música e manifestações das tradições populares de todos os tempos, sempre com um olhar atento e conectado à atualidade.
Autor(a): BZN