Saúde

Com aumento de casos de gripe no RN, laboratório oferece exames que detectam vírus causadores da doença

21 DEZ 2021

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde alertou a população do Rio Grande do Norte nesse fim de semana sobre o aumento de casos de gripe, com maior circulação de vírus respiratórios. Uma mutação do vírus H3N2 tem sido apontado como o responsável por um maior registro da doença em todo o país. O laboratório DNA Center possui duas categorias de exames que identificam os agentes causadores da gripe: o teste rápido para Influenza A/B e o Painel Respiratório, que detecta até 21 patógenos. 

Até o momento, foram identificados 93 casos de Influenza A e 37 casos de H3N2, investigados através do Laboratório Central (Lacen), aqui no estado. Além disso, foi detectado ainda o primeiro caso de co-infecção entre Influenza e Covid-19. 

No DNA Center é possível fazer o Teste Swab Rápido para Influenza. Ele é capaz de detectar cepas de H1N1, H2N2 e H3N2, além de cepas de Influenza B. O resultado sai em até duas horas. 

Há também o Painel Respiratório para a detecção de até 21 agentes causadores de infecções em um único exame. É um teste molecular – do tipo PCR - que detecta o material genético de vírus como da Influenza A, Influenza A H1N1 2009, Influenza A H3 e Influenza B. O resultado sai em até três horas nas unidades responsáveis pelo exame, como: Drive-Thru, Seaway e Parnamirim. Já no interior os clientes podem procurar as unidades de Canguaretama, Ceará-Mirim, Caicó e Touros. 

“A identificação do agente causador da doença vai nortear o tratamento mais adequado. As infecções rastreadas podem levar a quadros de síndrome gripal ou até mesmo de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), o que torna fundamental o acompanhamento pelo profissional de saúde especializado”, disse a sócia-diretora do DNA Center, Andrea Fernandes.

Em tempo

As unidades que podem fazer a coleta para o Teste Swab Rápido para Influenza são: matriz, drive-thru, 24h (atendimento exclusivo para pacientes do São Lucas), Policlínica, Lagoa Nova e Seaway (disponível somente na modalidade particular). 

Mais informações na Central de atendimento: 4007-2595 ou pelo perfil no Instagram @dnacenterlab.


Autor(a): Redação



últimas notícias