26 FEV 2024
A Secretaria de Saúde de Natal registrou, até o momento, 493 casos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Numa comparação entre as sete primeiras semanas epidemiológicas de 2023 e 2024, há um aumento de 67,8% nos casos registrados.
Essas doenças, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt, têm sintomas parecidos que podem confundir o diagnóstico. Identificá-las de maneira correta e ágil é fundamental para o tratamento e recuperação. E isso pode ser feito por meio de um único exame.
O painel molecular para dengue, zika e chikungunya é realizado em todas a unidades do DNA Center e detecta os três vírus ao mesmo tempo. A coleta única é feita pelo método PCR, com amostras retiradas das narinas ou da boca. Entre os principais sintomas da dengue e chikungunya estão dores nas articulações e febre alta, já a zika pode apresentar um quadro de manchas vermelhas coceira e febre baixa.
O resultado do exame sai em até 48 horas e vai ajudar o profissional de saúde na condução do tratamento. Para agendamento, o telefone é o (84) 4007-2595 (WhatsApp).
Autor(a): BZN
E a PEC 434, que altera critérios para escolha de ministros do STF? Dorme em be
26 NOV 2024