Cidade

Com recorde de inscrições, maratona de conhecimento da Maple Bear Natal vai debater problemas da atualidade

20 JUN 2023

Foto: Divulgação

Promover uma aprendizagem significativa, baseada no melhor da metodologia canadense de ensino, e pautada em questões centrais da realidade do nosso país, estado e cidade. É com esse objetivo que a Maple Bear Natal realiza a quarta edição do Hackaton Educacional, que acontece entre os dias 19 e 23 de junho, no Auditório Luís da Câmara Cascudo, na sede da escola, no bairro Tirol, em Natal.

Cerca de 130 estudantes, do 5º ao 9º ano, vão participar da maratona de conhecimento, empreendedorismo e inovação, que é pioneira no Nordeste. Em 2023, o evento bateu recorde de inscrições e será o maior de todas as edições. Entre as novidades, os alunos vão contar com os avaliadores de forma presencial. E, pela primeira vez, a Maple Bear Natal vai unir todos os estudantes do ensino fundamental II.

Os alunos já vêm trabalhando questões que envolvem a resolução de problemas e a capacidade de tomada de decisões, como princípio metodológico, tanto em Matemática quanto em outros componentes curriculares. “No entanto, nos dias 19 e 20 eles serão imersos em um Design Thinking envolvente, dividido em etapas, que tem por objetivo estimular o pensamento crítico, o trabalho em equipe e o emprego de habilidades que envolvem linguagem de programação, utilizando plataformas digitais”, explicou o coordenador pedagógico, Olavo Vitorino.

A fase de preparação é focada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015. São 17 metas que devem ser alcançadas pelos país até 2030 (Agenda 2030). Após esse primeiro contato, o Hackaton será relacionado a alguma questão socioeconômica ou ambiental da atualidade. O tema central só será divulgado na quarta-feira, dia 21, no lançamento do desafio.

“Temos a certeza de que os pilares que envolvem o empreendedorismo, o desenvolvimento da criatividade, da liderança e do protagonismo estudantil estão cada vez mais presentes. Por isso, acreditamos que em meio às mudanças que estamos vivendo, proporcionar experiências de aprendizagem marcantes, para além das quatro paredes de uma sala de aula, é um princípio que temos como objetivo e é algo que alcançamos em cada Hackathon”, defendeu o coordenador.

Autor(a): Redação



últimas notícias