04 SET 2024
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) chegou nessa terça-feira (3) no plenário do Senado com mala e cuia.
Avisou que acamparia no parlamento diante da continuidade do bloqueio do salário dele determinado pelo ministro-supremo Alexandre de Moraes.
Nas redes sociais, ele postou fotos da bagagem e escreveu:
- Jornalistas, repórteres e membros da imprensa Brasileira em geral,
Quem está enviando esta mensagem sou eu, senador Marcos Do Val, para esclarecer uma questão importante. Circula a informação de que 30% do meu salário foi liberado, mas isso não é verdade.
Na realidade, 70% do meu salário continua bloqueado, assim como 70% da verba de gabinete destinada ao exercício do meu mandato.
Os 30% que supostamente voltariam a ser pagos referem-se exclusivamente à restituição das despesas dos meus gabinetes, tanto em Brasília quanto no meu gabinete regional no Espírito Santo. Esses recursos são para manter o funcionamento dos gabinetes, e não têm relação com o meu salário.
Além disso, enfrentamos a questão dos 50 milhões de multa, que, independentemente de qualquer valor que entre na minha conta, será automaticamente retirado para pagar essa ilegalidade e abuso de poder. Também estou com o passaporte cancelado, sem saber o motivo e ainda sendo membro da comissão de Defesa e Relações Internacionais.
A verdade é que estou sem o meu mandato devido às ações do ministro Alexandre de Moraes, simplesmente por estar defendendo a nossa Constituição.
E vocês da imprensa, irão continuar calados? Isso é medo do Ditador Alexandre de Moraes? Ou estão compactuando com esse golpe contra a nossa democracia?
Saibam que estou desafiando os 11 ministros do STF e todos os seus assessores a sentarem comigo e me convencerem de que existe alguma lei em nossa Constituição que impede a liberdade de expressão e autoriza censura prévia. Desafio também vocês, membros da imprensa, para um debate sobre esse assunto.
Mesmo que solitários eu vou continuar defendendo os artigos 5º e 53 da Constituição. Nossa democracia já está em risco. Imprensa, logo serão vocês os próximos a serem censurados.
Atenciosamente,
Senador Marcos Do Val
Autor(a): BZN