Política

Combate à inflação: governo federal reduz alíquotas de importação de alimentos

23 MAI 2022

Foto: YouTube

Secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys fez pronunciamento pelo canal do YouTube do governo federal, há pouco, hoje (23), para anunciar uma rodada de redução de 10% das alíquotas do Imposto de Importação de produtos alimentícios e de bens e serviços, para enfrentar a inflação.


Disse o secretário:


- O ministério da Economia tem trabalhado em duas grandes  frentes: consolidação fiscal, como melhorar o gasto público, e despesa pública, para fazer melhor uso dos impostos e entregar o que a população mais precisa.


Continuou:


- Para a melhoria do ambiente de negócio, precisamos destravar o setor privado, permitir que as empresas contratem, invistam, gerem emprego e renda para população. Fazer com que o País cresça cada vez mais de forma sustentável, precisando de menos imposto.


Mais:


- Temos feito diversas medidas de redução do custo Brasil por meio da digitalização do governo, da desburocratização e da redução de impostos. Reduzimos em mais 10% as alíquotas do Imposto de Importação sobre 6.195 códigos tarifários da NCM. A medida abrange bens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz, materiais de construção, dentre outros da Tarifa Externa Comum do bloco.


Completou:


 - É um movimento gradual com previsibilidade, no sentido que o ministro Paulo Guedes tem conversado com o setor, com a indústria e que acompanha nosso avanço de produtividade com a redução do custo Brasil.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias