Mundo

Começa a erupção de vulcão em La Palma, na Espanha

19 SET 2021

Foto: Reprodução vídeo

A imprensa espanhola divulgou às 15h12 (horário local) deste domingo (19) o início da erupção do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, na Espanha, que tem 1949 metros de altitude. La Palma é uma das Ilhas Canárias, junto à costa noroeste de África.

Informa que a explosão precedeu de um pequeno terremoto. Causou “duas fissuras, duas bocas eruptivas diferentes na montanha por onde fluía a lava”, diz o El País.

O movimento sísmico que antecedeu a erupção começou no sábado retrasado (11). De acordo com o jornal espanhol, “após dois dias calmos nas ilhas Canárias de La Palma, a atividade sísmica foi reativada com vários terremotos sentidos pela população na manhã de domingo (o maior de 3,8), dando claro testemunho de que a crise vulcânica se precipitou. Os movimentos foram sentidos em seis locais. Além disso, inúmeros terremotos acima de magnitude 2 se repetem continuamente em profundidades cada vez mais rasas perto da pequena cidade de El Paso, três deles também sentidos por palmeiras, de acordo com dados do National Geographic Institute (IGN)”. 

Diz que desde o início do fenômeno, o IGN registrou mais de 6.6 mil pequenos terremotos na área de Cumbre Vieja. Diante da situação pré-eruptiva, as autoridades decidiram prosseguir com a "evacuação preventiva" de cinquenta dependentes que vivem nos bairros mais afetados.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias