Cidade

Como prevenir acidentes domésticos com energia elétrica em períodos de chuva

29 JUN 2020

Foto: Divulgação - Centro de Operações da Cosern

Diante do período de chuvas se aproximando do final, mas com precipitações ainda acima da média em muitas regiões do RN, acompanhadas de alagamentos, raios e quedas de árvores que podem interferir no funcionamento do sistema elétrico, a Cosern atenta da necessidade de se redobrar os cuidados com o uso seguro de energia elétrica dentro das residências, principalmente nesses tempos de isolamento social.

Eis as orientações de segurança:

Descargas atmosféricas (raios)

A descarga atmosférica pode causar perturbações na rede de energia, além de comprometer as instalações das residências. “O recomendado é desconectar todos os aparelhos elétricos das tomadas durante uma tempestade acompanhada de raios. Ao fazer isso, o ideal é que a pessoa esteja utilizando um calçado com solado isolante como o de borracha e não esteja com a mão molhada.”, diz Eudes Augusto, gerente de saúde e segurança da Cosern.

Instalações elétricas

Redobrar a atenção quanto a presença de umidade nas paredes que tenham circuitos elétricos e/ou tomadas.  Caso perceba qualquer sinal desse tipo, o seguro é não tocar nelas nem conectar eletroeletrônicos em tomadas instaladas no local, evitando assim o risco de choque elétrico.

Eudes Augusto reitera a importância de se proteger dentro de casa enquanto em períodos de chuva. “Não faça a manutenção da antena de TV enquanto estiver chovendo e evite locais abertos como telhados e piscinas, que oferecem um maior risco, além do cuidado de nunca procurar abrigos sob árvores".

Alagamentos

Alguns locais sofrem com as enchentes e alagamentos, situações que podem prejudicar a rede elétrica e colocar em risco a segurança das pessoas. Isso deve acontecer assim que a pessoa perceber os primeiros sinais de alagamento na casa. Logo em seguida, desconecte todos os eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água.

O alerta acontece quando o disjuntor estiver numa área já alagada. Não toque no disjuntor nessas condições. Nesse caso, a distribuidora deve ser acionada imediatamente através da Central de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia pelo número 116. Quando o serviço for reestabelecido, o ideal é que um profissional qualificado avalie a rede elétrica da residência antes de religar o disjuntor.

Choque elétrico

Mesmo com todos os cuidados, um acidente pode acontecer. Então, como proceder nessa hora? A primeira atitude é desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico. Logo depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas jamais tocar nela diretamente. O recomendado é afastá-la utilizando materiais como plástico, tecidos grossos, borracha ou madeira. Em seguida, chamar o serviço oficial de socorro e mantenha a calma até a chegada dos profissionais.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias