Cultura

Concerto em homenagem ao compositor potiguar Carlos Tavares acontece na UFRN neste sábado

09 JUN 2023

Foto: Divulgação

O concerto “Homenagem à Carlos Tavares” movimenta a Escola de Música da UFRN e o universo da música em Natal neste sábado (10). O concerto será realizado no auditório Onofre Lopes, às 19h, e contará com a participação do naipe de cordas da Filarmônica UFRN, sob a regência do jovem maestro Eli Cavalcante, assim como dos professores Durval Cesetti, Ronedilk Dantas e Ezequias Lira. Vindo especialmente da Noruega para a ocasião, Gustavo Tavares, sobrinho do compositor e violoncelo-solista da Ópera Nacional da Noruega, também participará da homenagem.

Carlos Tavares

Nascido no dia 20 de Julho de 1923, em Natal, Carlos Tavares pertencia a uma família tradicional de músicos do Rio Grande do Norte, e era irmão de Mário Tavares, por muitos anos maestro titular do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e do pianista e compositor Tullio Tavares. Carlos Tavares se diplomou violinista no antigo Instituto de Música do Rio

Grande do Norte, sendo aluno de José Monteiro Galvão. Entre seus professores também podem ser lembrados Tomazzo Babbini e o grande Câmara Cascudo. Deixou uma obra musical que inclui canções, valsas, sambas e choros, assim como peças para orquestra, piano, violino, violoncelo e música de câmara, e o seu legado musical se caracteriza por uma produção carregada de versatilidade, onde se destaca a capacidade de transitar livremente entre vários estilos musicais.

Carlos Tavares foi um dos fundadores da Rádio Educadora de Natal, mais tarde chamada Rádio Poty, atuando posteriormente também em Recife como arranjador, violinista e cantor nas Rádios Clube e Tamandaré. Na época da segunda guerra, chegou também a se apresenta como convidado em “jazz bands” americanas e outros grupos que atuavam para os militares na base de Parnamirim, desenvolvendo já deste essa época a versatilidade que se tornou característica da sua atuação como músico. Ingressando posteriormente na cadeia dos Diários Associados, trabalhou em várias cidades brasileiras, como por exemplo Porto Alegre e São Paulo. Chegou a ser presidente da Orquestra de Concertos da Associação Cristã de Moços, e ao lado da sua atividade pedagógica, atuou por vários anos como primeiro violinista da Orquestra Sinfônica de Guarulhos, em São Paulo. Como professor, Carlos Tavares atuou no Instituto de Música do Rio Grande do Norte, tendo tido como alunos, entre outros, Cussy de Almeida e Moises Mandel, e foi por muitos anos professor do Conservatório Estadual em Pouso Alegre, Minas Gerais.

“Meu tio foi sempre uma grande inspiração para mim: na sua profunda paixão pela música; na alegria com que dividia essa paixão com seus alunos e outras pessoas; na sua extraordinária capacidade de tocar e compor em uma variedade estilos, e em tantas outras coisas que deixaram muitas saudades em mim e em todos que o conheceram. Ficaram as memórias, os ensinamentos que ele deixou para seus alunos, e essa obra maravilhosa que este concerto na UFRN estará possibilitando apresentar em parte ao público de Natal”, afirma o violoncelista Gustavo Tavares, sobrinho do homenageado e músico de carreira internacional.

No fim da vida, sempre idealista, Carlos Tavares sonhava voltar para Natal com a esposa, Anecy, e criar uma escola de música para crianças pobres, sonho este que não conseguiu realizar, falecendo em São Paulo, no dia 31 de Maio de 1985.

O Concerto

Como convém a uma ocasião especial, o sobrinho do compositor, Gustavo Tavares, Doutor em Música e no papel de curador e responsável pelo legado do tio, preparou juntamente com professores e alunos da Escola de Música da UFRN uma grande noite para festejar o centenário de nascimento de Carlos Tavares. Para marcar a data, o Auditório Onofre Lopes, receberá um programa composto de 12 peças para violino, violoncelo, violão, piano e orquestra de cordas, uma amostra do talento e da versatilidade do homenageado. O repertório, que vai do erudito ao popular, contempla uma variedade de estilos musicais, e o concerto, além da Filarmônica UFRN sob a regência do jovem e talentoso maestro Eli Cavalcante, e do violoncelista Gustavo Tavares, contará com renomados músicos de Natal, professores da Escola de Música da UFRN: Durval Cesetti, Ronedilk Dantas, e Ezequias Lira.

Na plateia, familiares, amigos, convidados, pessoal do circuito musical e público apreciador da boa música. Como dizem no universo musical, um momento de puro deleite. A entrada será gratuita, respeitando-se a lotação da sala. A quem não puder estar presente, será possível apreciar a apresentação pelo canal da Escola de Música da UFRN. A gravação e filmagem de alta qualidade garantirá a alta fidelidade de som, imagens e iluminação.

Autor(a): Redação



últimas notícias