Tecnologia

Consern lança aplicativo com conteúdos sobre eficiência energética 

20 ABR 2021

Foto: Reprodução

A Cosern, juntamente com as demais distribuidoras da Neoenergia, lançou um aplicativo com informações sobre os seus mais diversos projetos do programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel.

Batizado de “Publicações Neoenergia”, o app pode ser baixado nas lojas de aplicativos para iOS e Android e reúne em um só local dicas sobre o uso eficiente de energia elétrica e diversos materiais educativos para ser utilizados por adultos e crianças – como a revista em quadrinhos “Paxuá e Paramim”, criada por Carlinhos Brown, por exemplo.

Desconto na conta de luz e troca de lâmpadas

O programa de Eficiência Energética da Cosern busca promover ações de conscientização e mudanças de hábitos no consumo de energia como forma de contribuir com o desenvolvimento sustentável.

Entre os destaques, o Vale Luz Cosern, projeto que troca resíduos sólidos recicláveis por descontos na conta de energia.

Desde que foi lançado, em 2013, a Cosern já recolheu 760 toneladas de resíduos sólidos recicláveis e concedeu R$ 215 mil de descontos na conta de 6.308 famílias potiguares. Só em 2020, 89 toneladas de materiais foram entregues nos 13 pontos de coleta de Natal e Parnamirim, ganhando um destino sustentável e ajudando a reduzir os danos ao meio ambiente.

Outra ação importante da área de Eficiência Energética da Cosern é o projeto Energia com Cidadania, que troca lâmpadas ineficientes por LED nas comunidades de baixa renda em todo estado. Ao longo de 2020, esse projeto substituiu 31.730 lâmpadas ineficientes por LED em 30 municípios potiguares, beneficiando 7.465 clientes. De janeiro até agora, o projeto já visitou mais de 40 municípios.

Ao longo desta semana, ela está acontecendo nas cidades de Canguaretama e Pedro Velho, na Região Agreste.

Em outra frente, a Cosern realizou a substituição de 57.225 lâmpadas ineficientes por LED em 107 prédios públicos do estado no ano passado.

Essa e outras iniciativas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) dos quais a Cosern e a Neoenergia são signatários.



últimas notícias