Cidade

Cosern lava rede elétrica no litoral do RN

06 NOV 2020

Foto: Cosern/Divulgação

A Cosern iniciou hoje (6) uma operação especial de manutenção da rede elétrica em 15 municípios do litoral potiguar. 

Com 75 mil litros de água desmineralizada, cerca de 9,5 mil estruturas recebem lavagem (cabos, isoladores, transformadores e subestações) em Natal, Mossoró, Areia Branca, Porto do Mangue, Baraúna, Tibau, Grossos, Serra do Mel, Pendências, Macau, Guamaré, João Câmara e Ceará-Mirim.

Iniciada em setembro, a lavagem da rede elétrica faz parte do planejamento anual da “Operação Verão” da companhia, e segue até dezembro, sem a necessidade de interrupção no fornecimento de energia elétrica para os clientes.

Explica Pammella Santos, engenheira eletricista da Unidade de Expansão e Preservação de Redes da Cosern para as regiões Oeste e Seridó:

- O objetivo da lavagem é minimizar os defeitos causados pela ação natural da maresia, salinidade e poluição atmosférica em fios e estruturas do nosso sistema elétrico, de forma a prevenir ocorrências nesse período do ano no qual o consumo de energia aumenta no litoral.

Continua:

- A Cosern ressalta que o procedimento só pode ser feito pelos técnicos da concessionária, seguindo todos os procedimentos de segurança, e reforça o alerta para que a população sempre mantenha distância da rede elétrica.

Como é feita a lavagem 

Usa-se um caminhão tanque, abastecido com água desmineralizada e equipado com isoladores de forma a não transmitir energia. Para garantir a segurança da atividade, os jatos de água são intermitentes, ou seja, são descontinuados a intervalos regulares de modo a prevenir possível fuga de corrente.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias