Cidade

Covid: morre Alfredo Bosi, membro da Academia Brasileira de Letras

07 ABR 2021

Foto: Redes Sociais

Morreu hoje (7) em São Paulo, aos 84 anos, o crítico literário Alfredo Bosi, professor da USP e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), devido a complicações de pneumonia associada à covid-19. Devido a pandemia do novo coronavírus, não terá velório, informa a Agência Brasil.

Dos maiores críticos literários do Brasil, Bosi foi casado com a psicóloga social, escritora e professora Ecléa Bosi, do Instituto de Psicologia da USP, com quem teve dois filhos: Viviana e José Alfredo. 

Descendente de italianos, estudou em Florença, na Itália, após se formar em letras pela USP, em 1960. De volta ao Brasil, assumiu os cursos de língua e literatura italiana na USP. Em 1970, decidiu-se pelo ensino de literatura brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, segundo a ABr. 

Das suas obras, a ABr destaca O Ser e o Tempo da Poesia (1977, com reedição em 2000), Dialética da Colonização (1992), Literatura e Resistência (2002) e Ideologia e Contraideologia (2010).

Ocupou cadeira na Cátedra Brasileira de Ciências Sociais Sérgio Buarque de Holanda da Maison des Sciences de l’Homme, em Paris. Foi vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP de 1987 a 1997, e diretor nesse último ano.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias