Economia

Crise: pequenas empresas do RN remodelam operação e 19% apostam na venda digital

21 JUL 2020

Foto: Agência Sebrae

Levantamento feito pelo Sebrae-RN mostra que uma parte dos pequenos negócios no estado teve que reformular a operação e outros 19% apostaram no digital para vender. E o serviço do delivery foi fundamental.

Diz Daniela Tinoco, analista técnica da Unidade de Inovação e Negócios do Sebrae:

- O delivery é uma realidade para o mundo. E para o mercado brasileiro, esse serviço criou muita força nesse momento da pandemia porque dá a possibilidade de se fazer compras sem sair de casa. E isso tornou-se essencial para a população. 

Atenta sobre entrega em domicílio:

- Isso pode ser pensado pela empresa como um diferencial competitivo. Mas, inicialmente, é bom ter um planejamento para cada processo interno, de modo a atender à contento. 

Outra recomendação é definir os canais de comunicação, do pessoal de atendimento e encaminhamento do pedido até a entrega na casa do cliente.

Orienta:

- É preciso ainda possibilitar várias formas de pagamento para o cliente ter a opção de escolher, inclusive aqueles pagamentos eletrônicos por transferência, que são uma excelente opção para evitar contato físico com as maquinetas de cartões ou com dinheiro em espécie.  

Chama atenção para outro aspecto importante: como o produto chega até o cliente.

Aconselha que as embalagens vendem bem a empresa e que as inadequadas para os produtos, que ficam mal acondicionados e acabam vazando ou não mantendo a temperatura, devem ser descartadas ou aperfeiçoadas. 

Os entregadores também precisam usar máscaras e adotar medidas de prevenção e higiene.

Avisa: 

- Os clientes estão muito atentos a essas questões e, se identificarem inadequações, acabam não comprando mais nas empresas que cometem esses erros. 

Autor(a): Eliana Lima



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