Polícia

Cuidado!

02 MAI 2022

Quase todo dia ouço algum drama de pessoas que caíram em golpes virtuais. Até mesmo os mais experientes caem no falso sequestro, por exemplo, diante do desespero momentâneo e deposita dinheiro na conta do bandido que ameaça por telefone ou WhatsApp.


Muitos perdem mais dinheiro ainda em compras por empresas de comércio eletrônico em que o proprietário mesmo anuncia seu produto.


Pois bem


Hoje (2) a irmã de uma amiga perdeu mais de R$ 30 mil na compra de um carro usado para ajudar no novo negócio que está montando. Uma parte foi por pix e a outra por TED.


Esses golpes normalmente são negociações em bancos virtuais. Difícil de serem pegos. Criam contas com CPFs alheios, diante das informações de todos que estão por todos os lados das telas com teclados.


Modus operandi


No caso da irmã da minha amiga tudo levava a ser uma venda sem problema.


Ela viu o carro, conversou pessoalmente com o vendedor, que publicou no OLX. Ele cheio de lábia, disse que o carro era do irmão e estava vendendo e queria dar prioridade a ela. Na conversa bonita, ela fechou com ele. O homem sumiu com o dinheiro, ela chegou ao dono do carro e este disse não recebeu nada.


Ou seja: o cara viu o carro à venda, apresentou-se como corretor para o proprietário, anunciou o carro, mas sumiu com o dinheiro. E a conta bancária, virtual, só Deus sabe.


A vítima registou B.O. na delegacia e conversou com o pessoal do banco onde ela tem conta. Eles falaram que existe a possibilidade de repassar para ela o dinheiro que cair na conta do estelionatário. E a polícia não deu muita esperança de encontrar estelionatário virtual. Ou seja.


E um estagiário na redação em que trabalho contou que também foi vítima de golpe na compra de uma motocicleta. Perdeu todo o dinheiro que juntou. Também viu oferta na plataforma de anúncio eletrônico, fez o depósito no banco virtual. E. Babau.


Todo cuidado é muito pouco. O mundo virtual facilita imenso m, mas é um sítio um tanto invisível e cheio de armadilhas perigosas.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias