Política

Deputada Isolda é contra retorno às aulas presenciais e defende que vacinação seja exclusividade do governo federal

07 ABR 2021

Foto: Eduardo Maia/ALRN

Única parlamentar a se pronunciar no horário das lideranças na sessão de hoje (7) na Assembleia Legislativa do RN, a deputada Isolda Dantas, líder do PT na Casa, defendeu a exclusividade do governo federal no Plano Nacional de Imunização, diante da aprovação na Câmara Federal do texto-base do projeto de lei que permite a empresas comprarem vacinas contra a covid-19 para imunizar funcionários, mesmo seguindo a exigência de doação dos imunizantes ao SUS.

“Vamos entrar na lógica do mercado”, criticou a parlamentar. “Vai ter acesso quem tiver dinheiro para pagar”. Ela entende que a iniciativa privada vai acabar ‘furando a fila’. “Com vacina a gente não vai ter necessidade de fechamento de nenhum tipo de estabelecimento”.

A petista também falou sobre o debate em torno do retorno às aulas presenciais nas escolas da rede pública. Acenou que o debate por parte do governo estadual, que através de decreto não liberou as aulas presenciais, não se dá pelo fato da escola ser essencial ou não.

“O debate não é esse. As escolas públicas também estão preparadas. É tapete, álcool em gel e pia? O problema não é esse”, afirmou, explicando que a defesa que se faz é da vida dos profissionais da Saúde. Ressaltou que a maioria dos educadores que integram a rede pública de ensino, está em idade que merece mais cuidados. “Nosso quadro de professores é de idade avançada em sua maioria”. “A decisão de retorno às aulas tem que ser com base na Ciência, e não no debate sobre ser essencial ou não. Estamos perdendo mais de 4 mil vidas por dia”.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias