13 SET 2025
As redes sociais se consolidaram como principal fonte de informação para brasileiros que buscam destinos turísticos no país. Plataformas como Facebook, Instagram, X e TikTok foram citadas por 49% dos viajantes como preferência na hora de pesquisar sobre roteiros.
Em seguida, aparecem as recomendações de amigos e familiares, ainda influentes no tradicional “boca a boca”. Os dados fazem parte de uma pesquisa do Ministério do Turismo.
Segundo o levantamento, as fontes menos procuradas são sites e blogs especializados, agências de viagem, programas de TV, livros e guias impressos.
A psicóloga Luísa Galiza, referência no ecoturismo e no turismo de aventura, é um exemplo da força digital nesse segmento. Criadora do canal Leve na Viagem, que alcança mais de três milhões de pessoas por mês e soma mais de 400 mil seguidores nas redes, ela destaca a influência das plataformas digitais na escolha de destinos. “As pessoas passam muito tempo, muitas horas do dia nas redes, principalmente no Instagram. E quem acompanha canais específicos de viagem com o intuito de pegar dicas mesmo, de fato, utiliza aquilo para o bucket list de viagens do ano”, afirma.
A pesquisa indica que jovens de 16 a 24 anos, especialmente mulheres com ensino superior, são os que mais utilizam redes sociais para planejar suas viagens.
Para Luísa, influenciadores conquistaram credibilidade e se tornaram referência no setor. “Essas pessoas estão ali compartilhando as suas experiências, por exemplo, que viveram comigo, dos destinos que eu fui, e aí acaba levando indiretamente mais pessoas para aquele destino”, explica.
Entre os destinos mais citados estão Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, em Pernambuco, e os Lençóis Maranhenses, no Maranhão. A pesquisa ouviu mais de 2,5 mil pessoas em agosto deste ano.
Autor(a): BZN