Polícia

Descobrimento: PF mira em organização criminosa com ações no Brasil e Portugal e apreende 600kg de cocaína em avião na Bahia

19 ABR 2022

Foto: PF

Policiais federais cumpriram hoje (19) 52 mandados de prisão preventiva, busca e apreensão nos estados da Bahia, São Paulo e Mato Grosso, e em Portugal, nas cidades de Lisboa e Braga.


Operação em que a PF deu o nome de Descobrimento, com trabalho de investigação que contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Federal (MPF), iniciado em 9 de fevereiro de 2021.


Na operação desta terça foram apreendidos 600 kg de cocaína, acondicionados na fuselagem do Jato Executivo Falcon 900B, prefixo CS-DTP, no Aeroporto de Salvador (BA), que teriam como destino Portugal, país de onde decolou a aeronave para buscar a droga no Brasil.


Modus operandi 


O avanço da investigação identificou  vários núcleos envolvidos com o tráfico internacional de drogas: proprietários da droga, mecânicos de aviação, auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros. Alguns investigados são integrantes do Primeiro Comando da Capital, diz a PF.


Cooperação Internacional


Diante da complexidade da investigação e por haver integrantes da organização em diversos países, a operação contou com o apoio da Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República, do Ministério Público de Portugal, da DEA (Drug Enforcement Administration - Agência norte-americana de combate às drogas) e da Polícia Judiciária Portuguesa (Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes).


O nome da operação remete à relação histórica entre Brasil e Portugal, bem como ao descobrimento da identidade oculta dos investigados.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias