27 JAN 2025
Neste dia 27 de janeiro marca o 80º Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. Cerca de 6 milhões de judeus foram perseguidos e pereceram simplesmente por serem judeus.
Este dia é dedicado à memória das vítimas e ao compromisso com a luta contra o antissemitismo, o racismo e qualquer forma de discriminação, para garantir que atrocidades como essas nunca mais ocorram.
No dia 27 de janeiro de 1945 ocorreu a libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, localizado na Polônia ocupada pelos nazistas. Foi o maior campo de extermínio, onde milhões de judeus, além de outras minorias, foram assassinados durante a Segunda Guerra Mundial.
A libertação pelos soldados do Exército Vermelho revelou ao mundo os horrores do Holocausto, incluindo os sobreviventes em estado crítico, as câmaras de gás e os registros da perseguição sistemática. E simboliza hoje a memória das vítimas do genocídio.
Em Auschwitz-Birkenau, cerca de 1,1 milhão de pessoas foram assassinadas. Pelo menos 1 milhão eram judeus, vítimas do Holocausto. Os demais eram prisioneiros políticos, poloneses, ciganos (romanis), soviéticos, homossexuais, testemunhas de Jeová e outras minorias.
Quando o Exército Vermelho (União Soviética) libertou o campo, encontraram cerca de 7 mil sobreviventes, incluindo mulheres, crianças e doentes que haviam sido abandonados pelos nazistas durante sua retirada.
A maioria dos prisioneiros havia sido forçada a participar das chamadas “marchas da morte”, em que milhares morreram devido ao frio, fome e violência, enquanto eram levados para outros campos antes da chegada dos soviéticos.
Autor(a): BZN