29 AGO 2024
O dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, dia com a intenção de sensibilizar a sociedade acerca dos malefícios das substâncias tóxicas encontradas no tabaco. O fumo é considerado um problema de saúde pública, além de causar danos ambientais e sociais, é um perigo para o organismo de uma pessoa. Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza ações de combate ao tabagismo nos serviços de saúde do município, focando no controle e conscientização acerca dos riscos do uso de cigarros.
Os produtos derivados do tabaco são consumidos de diversas formas (fumados, inalados, aspirados, mascados ou absorvidos pela mucosa oral), e contêm nicotina, uma substância tóxica e com potencial de vício, encontrada nele. O uso mais comum do tabaco é associado ao fumo de cigarro, cigarro eletrônico, charuto, cachimbo, cigarro de palha e outros, que quando consumidos debilitam o sistema imunológico e facilitam o surgimento de doenças no fumante como câncer, doenças respiratórias, cardiovasculares, morte súbita e hipertensão arterial.
Em Natal, o acolhimento inicial acontece nas Unidades Básicas de Saúde do território, que recebem os usuários que desejam parar de fumar e realizam a abordagem inicial, cognitiva, comportamental e avaliação clínica, dando continuidade ao acompanhamento nas unidades, seja em grupo ou individual, e indicando o tratamento medicamentoso quando necessário (para casos de abstinência da substância).
Um dispositivo da SMS com foco no tratamento de uso de Substâncias Psicoativas (SPAs) é o Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e Outras Drogadições (APTAD), programa de prevenção ao fumo que alerta há 30 anos a população do município sobre os malefícios do tabaco, assim como os benefícios de interromper o seu uso. O APTAD funciona por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e está localizado na Rua Governador Valadares, n.º 01, no bairro Neópolis.
Em alusão à data, a equipe da Vigilância Sanitária de Natal (VISA Natal), realizará uma operação de educação nos bares e restaurantes da orla da praia de Ponta Negra com distribuição e fixação de cartazes reforçando a proibição ao uso de Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEF) e cigarros comuns nos locais, conforme recomendação da Lei municipal N° 5.700/05 e RDC ANVISA N° 855/24 (que dispõem sobre a proibição da importação, armazenamento, fabricação, transporte e a proibição do uso dos cigarros eletrônicos), e a Lei N° 9.294/96 (que determina sobre a proibição do uso dos produtos fumígenos no interior de locais coletivos fechados, sejam privados ou públicos).
Unidades referência com grupos de tabagismo:
Sul: Pirangi, Candelária.
Leste: São João, Brasília Teimosa.
Oeste: Monte Líbano, Novo Horizonte, Guarapes, Dix-Sept Rosado.
Norte I: José Sarney, Nordelândia, Pajuçara.
Norte II: Jardim Progresso, Pedra do Sino, Parque dos Coqueiros.
Autor(a): BZN