30 OUT 2023
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. Nos dias 5 e 12 de novembro, jovens de todo o Brasil se dedicam às provas. Quem deixou para se preparar na última hora acaba apenas decorando em vez de aprender de verdade. No Enem, a famosa “decoreba” não adianta, isso porque a prova possui questões interdisciplinares, ou seja, que misturam matérias e temáticas diferentes, sendo realmente necessário dominar os assuntos.
Para o mentor educacional do colégio ZeroHum, Carmelo Costa, ter um cronograma de estudos é o primeiro passo. Com tanto conteúdo para estudar, é preciso de uma boa dose de organização para dar conta de tudo, mas a preparação precisa ser completa do candidato e lembrar do emocional também. “O aluno precisa trabalhar o emocional, dormir bem e fazer atividade física, mesmo na semana da prova, trará uma maior sensação de bem-estar”, é a dica que o mentor sempre repassa para os alunos e ressalta que pensar no estudante de forma completa é o diferencial de uma escola que prepara alunos para o Enem.
Outro fator importante é cronograma funcionar de um jeito eficiente, o estudo precisa acontecer. Para Carmelo é importante o aluno observar e organizar os dias da semana e as horas que tem que estudar e a partir daí, montar o cronograma, dividindo as matérias e incluindo outras tarefas diárias.
Para o professor de física Cezar Lima, algumas técnicas podem ajudar você no dia a dia da prova do Enem. E como um bom professor de física ressalta que fisiologicamente o nosso corpo não suporta grandes variações da velocidade. Principalmente se o tempo for muito curto, porque com isso há um aumento da força e aceleração sobre a pessoa. Basicamente, o nosso corpo prefere uma velocidade constante, que é garantida com o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). “A palavra chave é amortecimento”, explica o professor.
Ambos ressaltam que além de saber conteúdo estar bem emocionalmente é fundamental. Controlar a ansiedade, fazer exercícios respiratórios para ajudar na concentração, alimentação leve e uma excelente noite de sono podem levar o estudante à universidade. O tempo de lazer também pode ser usado para adquirir referências. Um filme ou música pode se relacionar com diversos conteúdos aprendidos durante o ensino médio e ser usado como referência na redação da Enem. Além disso, conhecer o Edital da prova é fundamental para ter êxito, no resultado.
Outra observação é que o estudante precisa estar preparado para conseguir administrar o tempo de prova, principalmente no dia que será entregue a redação. Para isso, a melhor forma de praticar é fazendo provas de edições anteriores ou simulados, de olho no tempo e buscando entender quais conteúdos serão mais rápidos ou demorados.
Autor(a): BZN