Saúde

DNA Center participa de estudo que identificou nova variante de bactéria do mormo em paciente de Natal

24 OUT 2024

Foto: Divulgação

O DNA Center deu mais um passo para se firmar como um dos laboratórios de excelência do país ao participar de um estudo que foi publicado em uma revista cientifica do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. No estudo, foi possível fazer a caracterização clínica e laboratorial de uma infecção pulmonar em humano pela bactéria causadora da doença do mormo, que afeta animais equídeos, como os cavalos. 

A investigação surgiu depois que um homem de 73 anos, residente em Natal, foi hospitalizado com queixas de febre e sintomas respiratórios. O histórico médico do paciente revelou que seu cavalo estava em contato com um cavalo positivo para o mormo em um centro de treinamento de vaquejada. Exames confirmaram a bactéria Burkholderia mallei no organismo do paciente. A genotipagem revelou a existência de uma nova variante genética dessa bactéria. 

Como um grande centro de referência para todo o Rio Grande do Norte, o setor de microbiologia do DNA Center foi responsável pelo recebimento, preparação da amostra, triagem e identificação. Foi necessário estudo clínico e epidemiológico deste paciente para confirmação da suspeita. Assim, foram realizados contatos com parceiros de outros grandes centros para dar sequência ao estudo. 

“Essa bactéria é de difícil identificação. É necessário profissional capacitado e envolvido com as características clínicas e epidemiológica do paciente para que, nesse primeiro momento, seja possível chegar na suspeita”, explicou a coordenadora do setor de microbiologia do DNA Center, Anuska Rodrigues. 

“A participação ativa do nosso laboratório nesse estudo de repercussão internacional confirma, mais uma vez, nosso grande propósito enquanto profissionais de saúde, de prestar um serviço de excelência e confiança para a sociedade, contribuindo com a saúde e estudos científicos”, disse a sócia-diretora do DNA Center, Andrea Fernandes.

Autor(a): BZN



últimas notícias