Economia

Eba! RN abre 1,7 mil novos postos de trabalho em junho

28 JUL 2020

A quipe técnica do Sebrae no RN se jogou nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Na reunião dos dados, chegou ao número 1.746 novos postos de trabalho em junho no estado.

Trata-se do primeiro saldo positivo do ano, "influenciado pelo setor de serviços, com destaque para o teleatendimento, o agronegócio e a construção civil, os únicos segmentos a registrar alta", diz o Sebrae.

Ou seja: houve mais contratações que demissões, já que no período foram demitidos 7.723 trabalhadores, mas, em compensação, foram admitidas 9.469 pessoas. 

Ao longo de 2020, é o primeiro mês em que o RN  registra alta no mercado de emprego com carteira assinada. 

Diretor superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo atenta:

- Ainda é prematuro analisar esse resultado como uma tendência, mas é um dado importante. E mais, mostra uma alta nas contratações na cultura do melão, cujo período de safra está apenas começando e o segmento de teleatendimento, assim como construção civil.

Campeões

O setor que mais contribuiu para o saldo positivo em junho foi o e serviços, que criou em junho 1.234 vagas, com destaque para o teleatendimento, que absorveu 822 colaboradores. 

O agronegócio, com a retomada da safra do melão no Oeste potiguar, aparece em segundo maior gerador de novas vagas, com 829 novos trabalhadores das 885 vagas abertas no campo. Mas, no semestre, o cultivo de melão acumula um saldo negativo de 3.167 vagas.  

A construção civil abriu 204 novas frentes de trabalho. No sexto mês do ano, o comércio teve um saldo negativo em 110 vagas e a indústria de transformação registrou uma perda de 467 postos.

Sempre eles 

Esses novos postos gerados em junho foram ocupados principalmente por homens (1.613). As contratações de mulheres chegaram 133. 

Locais

Analisando por municípios, as vagas foram abertas principalmente em Natal (851 empregos) e Mossoró (649 vagas). 

Cautela

A geração de empregos em junho, entretanto, ainda não foi suficiente para equilibrar as perdas nos cinco meses anteriores. 

De janeiro a junho, o RN acumula um déficit superior a 17,7 mil vagas de emprego. 

Abril foi o mês que somou o maior pico de perdas, com mais de 9 mil postos de trabalho perdidos, seguido de maio, quando o estado encerrou 3,5 mil vagas.  

Olhaí

No semestre, a construção civil é o único segmento que acumula um sado positivo de emprego, com 573 novos postos abertos. 

Já o setor de serviços foi o que mais demitiu e fechou 4.756 vagas no período. 

O segundo com o maior déficit foi o agropecuário, que teve maiores baixas: 4.747 empregos perdidos. 

O comércio vem em seguida. com 3.498 postos de trabalho encerrados e a indústria com outras 3.333 vagas fechadas.  

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias