Cidade

Empresa potiguar Sabor de Coco vence a quarta edição do Prêmio Brasil Criativo

30 JAN 2023

Foto: Reprodução/Agência Sebrae

A proposta de produzir de forma sustentável alimentos com valores nutricionais elevados, sem a adição de químicos e de forma limpa, utilizando o mínimo possível de insumos e sem gerar resíduos, rendeu à indústria potiguar Sabor de Coco o título de campeã da quarta edição do Prêmio Brasil Criativo na categoria Gastronomia. O resultado saiu nesta semana e a solenidade de entrega dos troféus ocorreu no dia 24 de janeiro, no Centro Cultural São Paulo. A premiação tem a chancela desde 2014 do Ministério da Cultura e celebra a economia criativa brasileira.

A cerimônia contou com a presença dos finalistas e profissionais de diversos segmentos. A premiação é realizada pela Elo 3 e World Creativity Organization, com apresentação da 3M, patrocínio do Sebrae, apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho de São Paulo, Unesco, Progen, Fórum Nacional de Cultura e parceria institucional da CriaBrasilis. “Nesta edição, vimos uma diversidade incrível de projetos, além da capacidade e a vontade de empreender e criar algo único e socialmente relevante”, afirma Lucas Foster, idealizador e curador do Prêmio.

A Sabor de Coco concorreu na categoria Gastronomia com outras duas empresas finalistas, o Instituto Pontes da Terra, de São Paulo, Nas ramas da esperança, de Petrolina (PE). A potiguar se saiu melhor e levou o troféu de campeã. O empresário Bruno Talarico participou da cerimônia de premiação na capital paulista.

”O prêmio é a consolidação e a certeza de que a empresa Sabor de Coco está no caminho certo quando se trata de inovação e sustentabilidade. O Sebrae-RN, juntamente com a Finep e a UFRN, foram de total importância nesse processo de busca, orientando e mostrando o caminho que deveriam ser traçados. A criatividade foi impulsionada pela busca de conhecimento técnico e acadêmico”, declarou o empresário.

O Prêmio Brasil Criativo é a premiação oficial da Economia Criativa no Brasil. São onze categorias regulares e uma categoria de reconhecimento rotativo, que serão selecionadas por júri, e três categorias de reconhecimento, que serão premiadas por indicação de um comitê. O prêmio acontece nas seguintes etapas: Inscrições online, seleção de oito semifinalistas pela comissão de organização, avaliação de três jurados por categoria, para selecionar três finalistas. No evento de premiação, é feito o documentário Brasil Criativo, cujos protagonistas são os vencedores do prêmio, legado cultural que retrata a Economia Criativa brasileira.

Apoio do Sebrae

Acompanhada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, a Sabor de Coco está instalada em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, e funciona há oito anos no mercado de produtos derivados do coco.. Com o aumento da demanda, o empresário decidiu, há dois anos, abrir uma nova divisão da empresa, a Macnova Automação Industrial, que serve como braço tecnológico do primeiro negócio e com capacidade de comercialização dos equipamentos desenvolvidos.

A proposta da Macnova foi efetivamente viabilizada com a seleção no edital do programa Centelha, que destina aporte financeiro para a área de inovação com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Sebrae no Rio Grande do Norte, desde 2019. A empresa recebeu aporte financeiro para implementar as operações. E os resultados só aumentam, culminando com a conquista do prêmio.

Autor(a): Redação
Fonte: Agência Sebrae de Notícias



últimas notícias