Política

Empresários entregam à governadora agenda para o desenvolvimento do RN

13 OUT 2021

Foto: Elisa Elsie/Assecom

Em reunião na Casa da Indústria, o presidente da Fiern, empresário Amaro Sales, apresentou hoje (13) à governadora Fátima Bezerra a Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, que destaca “sete pontos urgentes e estruturantes” para o futuro do Estado, com a descrição das principais ações que precisam ser adotadas em cada uma destas áreas para retomar o crescimento econômico, com sustentabilidade, do RN. 

Destacou Amaro Sales:

- É um momento importante para a retomada do crescimento. Tivemos a entrega à governadora de uma agenda propositiva e positiva que será referência para o trabalho entre o setor produtivo e o Governo do Estado. A governadora demonstrou uma boa receptividade às sugestões que abordam temas importantes para o Rio Grande do Norte, em áreas que precisam ser revistas.

Pontos

Ele lembrou que houve uma experiência positiva de diálogo única no país, entre a Fiern e o governo, no período no qual a federação e parceiros apresentaram um plano de retomada gradual das atividades econômicas, durante a pandemia. 

As sugestões construídas em conjunto foram adotadas pelo Governo do Estado. “As instituições que representam os setores produtivos podem, assim, trazer uma Agenda Propositiva e discutir. Com isso, junto com o Poder Público, podemos fazer o encaminhamento destas propostas e tornar o RN mais competitivo, inclusivo, com uma economia melhor para os potiguares”, acrescentou.

Declarou a governadora:

- Este documento trata de aspectos fundamentais, como infraestrutura, ao abordar o porto, energias renováveis, educação, turismo. São áreas estratégicas. Então, os projetos estão descritos de forma que guardam muita identidade com o que temos feito e discutido, por intermédio de um diálogo franco e transparente com o setor empresarial, particularmente com a Fiern, pensando no melhor para o Estado. 

Mais

Fátima disse também que a intenção é constituir um grupo de trabalho para executar algumas das propostas que constam no documento.

Em tempo

A Agenda Propositiva para o Desenvolvimento Potiguar, elaborada pelo MAIS RN, é composta por sugestões para avanços em sete áreas importantes: Lei de Concessões, Porto de Natal, Energia Eólica, Petróleo e Gás, Gestão de Ativos, Educação Pública e Turismo.

Coordenador do Mais RN, José Bezerra Marinho explicou que as ações tratam de projetos já iniciados no Governo, propondo continuidade ou retomada de ações; ou de projetos que já possuem experiências exitosas em outros estados; além de não envolver a necessidade de grandes investimentos financeiros, uma vez que tratam essencialmente da necessidade de decisões de gestão voltadas para alcançar resultados.

MAIS RN 

É um Núcleo de Planejamento Estratégico, realizado pela Fiern, que desenvolve plataformas digitais para análise de diversos setores da economia do RN.

Participantes

A reunião para a entrega da Agenda Propositiva contou com presenças dos diretores Roberto Serquiz, Heyder Dantas, Djalma Cunha Júnior, José Nóbrega, Marcelo Rosado e dos secretários Carlos Xavier (Tributação, Aldemir Freire (Planejamento e Finanças), Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Sílvio Torquato (Adjunto de Desenvolvimento Econômico) e Guia Dantas (Comunicação).

Completo

Clique aqui para o download da Agenda.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias