08 JUL 2025
A decisão do governo federal de aumentar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é vista como um erro por 52% da população brasileira, segundo levantamento da AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgado nesta terça-feira (8). Para 44% dos entrevistados, a medida foi correta, enquanto 4% não souberam responder.
A proposta de elevação do imposto gerou ampla repercussão nas últimas semanas, culminando na derrubada do decreto presidencial pelo Congresso Nacional. Em resposta, o governo do presidente Lula da Silva (PT) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), que convocou uma audiência de conciliação entre os Poderes Executivo e Legislativo.
Além da questão do IOF, o levantamento abordou temas como a regulação das redes sociais. Para 53% dos brasileiros, a regulação é necessária e urgente. Outros 37,5% discordam, considerando que não se trata de uma medida necessária.
Quanto aos riscos de censura em uma eventual regulação conduzida pelo STF, 49% dos entrevistados disseram não ver perigo nesse cenário. Já 39% afirmaram acreditar que há alto risco de censura envolvido nesse processo.
A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre os dias 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Autor(a): BZN