08 OUT 2024
Utilizar a Inteligência Artificial (IA) para ajudar professores da rede pública de ensino. É com esse propósito que a Escola de Leads apresentou nessa segunda-feira (7) à representantes da Secretaria Estadual de Educação, a Amanda, uma assistente virtual projetada para auxiliar os educadores no planejamento de aulas, criação de avaliações e análise de desempenho de alunos.
A apresentação aconteceu durante uma imersão com 25 líderes da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, incluindo a titular da pasta, Socorro Batista. Batizada de Amanda, a assistente funciona em formato de chatbot, utilizando as IAs mais modernas da OpenAI.
Amanda é uma líder da área de tecnologia e de educação. Alinhada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ela oferece ferramentas práticas para otimizar o tempo dos professores, permitindo uma personalização do ensino e simplificando tarefas repetitivas. Entre as suas principais funções estão: Planejamento de Aulas, organizando o conteúdo educacional de acordo com a etapa de ensino e o período letivo; Geração de Avaliações, com a criação de perguntas de múltipla escolha adaptadas ao nível de ensino, facilitando a avaliação contínua e formativa; e Análise de Desempenho, com curadoria dos dados para fornecer insights detalhados sobre o desempenho da turma, sugerindo estratégias de melhoria e intervenções pedagógicas.
“A IA Amanda é uma aliada tecnológica que empodera os professores, alinhando inovação e personalização ao contexto educacional”, disse Alberto Kastro, CEO da Escola de Líderes.
Entre os benefícios para os educadores estão a Economia de tempo, com a automatização da criação de conteúdos pedagógicos, permitindo que os professores se concentrem mais no contato direto com os alunos; Personalização do ensino, com a sugestão de atividades e conteúdos que se ajustam às necessidades de cada aluno, tornando a aprendizagem mais inclusiva e eficiente; e Análises precisas, oferecendo relatórios detalhados sobre o progresso da turma, ajudando a ajustar o planejamento pedagógico de forma proativa.
A secretária de Educação do RN, Socorro Batista, aprovou a ideia e vai discutir, junto como a Escola de Leads, a implementação da funcionalidade na rede estadual de ensino. O objetivo é melhorar ainda mais os índices de avaliação do ensino no estado, como o Ideb. “Através dos momentos das nossas equipes com a Escola de Leads, eles têm tudo a oportunidade de ampliar o conhecimento e com base nele e na formação pedagogia que todos já têm, construir algo bem mais interessante e inovador no chão da escola, com os nossos alunos”, concluiu.
Autor(a): BZN