Cidade

Escola de Natal arrecada mais de 20 mil reais para a construção de cisternas no Seridó

05 DEZ 2023

Foto: Divulgação

Pelo menos cinco famílias do município de Acari serão beneficiadas com a construção de cinco reservatórios, cada um com capacidade de 12 mil litros de água. Isso será possível graças ao projeto Construindo Cisternas na Região do Seridó, que nesta edição de 2023 arrecadou mais de 20 mil reais. O projeto é fruto da dedicação de alunos, familiares e docentes do Colégio CEI Romualdo Galvão e Roberto Freire, que durante o ano realizaram ações para angariar fundos com o objetivo de levar água potável a famílias seridoenses.

Dos cinco novos reservatórios, três já estão prontos e os outros dois serão entregues até esta quarta-feira (6). Uma das famílias contempladas é a de João Francisco da Silva, 67, e Maria do Socorro Silva, 70, ambos aposentados. Lucilene da Silva, 40, filha do casal, relatou que o reservatório vai facilitar o dia a dia da família: “Vai ser de grande ajuda essa cisterna lá, porque eles usam caixa de fibra de mil litros e sempre faltava, tinha que economizar muito… E agora com essa cisterna vai facilitar muito a vida dos meus pais, porque agora vai ter água de beber e vai diminuir o gasto, porque não vai precisar comprar toda semana. Ele está muito feliz mesmo, a cisterna já está pronta!”.

Em 2023 houve uma arrecadação recorde, no total de R$ 20.559,95, dos quais R$3.584,95 são oriundos das ações dos alunos do 8º ano e R$ 16.975,00 dos alunos do 5º ano. A campanha faz parte do projeto pedagógico do Colégio CEI “Desbravando o Sertão do Seridó” e existe há dez anos. Nesse período já foram entregues um total de 25 cisternas, e agora contará com mais cinco, decorrentes da edição deste ano. Em anos anteriores o projeto já beneficiou outras famílias nas cidades de Acari e Currais Novos.

Coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais do CEI Romualdo e Roberto Freire, Marcilene Manso destacou a importância da escola promover projetos que levem os alunos, familiares e docentes a pensarem em problemáticas sociais: “Estamos contribuindo para a efetivação da função social de formação de cidadãos éticos, críticos, reflexivos e ativos socialmente. Nesse sentido, a aprendizagem ultrapassou as paredes da escola para o conhecimento acerca das  ações de transformação social e melhoria de qualidade de vida, dando vida e pondo em prática os conhecimentos e as habilidades mobilizadas na escola, a partir das áreas do conhecimento propostas”, disse.

Autor(a): BZN



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