26 NOV 2024
Natal será palco de um importante debate sobre o futuro da educação. No dia 5 de dezembro, no Teatro Riachuelo, a professora Jussara Hoffmann, referência nacional em avaliação educacional, estará presente no "Seminário Crescendo Juntos 2024" para discutir a importância da avaliação formativa como ferramenta para promover a aprendizagem dos estudantes. O evento é promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RN). As vagas para o evento estão abertas no site.
A palestra de Hoffmann, intitulada "Avaliar para promover a aprendizagem", abordará a necessidade de transformar a forma como avaliamos os alunos. A especialista defenderá que a avaliação não deve ser apenas um instrumento para classificar, mas sim uma ferramenta para acompanhar o desenvolvimento individual de cada estudante e identificar suas necessidades.
Segundo ela, o maior problema hoje é a falta de formação pedagógica mais consistente dos professores, especialmente os dos anos iniciais e do Ensino Médio. Para a especialista, muitos ingressam nas escolas sabendo apenas “transmitir o conhecimento que adquiriram”, mas não entendem verdadeiramente como crianças e jovens aprendem, não desenvolvem metodologias ativas, não sabem como despertar o interesse dos alunos, e avaliam de forma punitiva e classificatória.
“As escolas têm, por sua vez, uma responsabilidade muito grande em qualificar a ação docente de seus professores, nem sempre dispondo de tempo para isso. As crianças e jovens que ingressam nas escolas são as de sempre, nada mudou, mas os pais estão muito mais ocupados para conseguir uma vida digna. Elas estão mais desamparadas. Assim, a escola e os professores também passam a ser exigidos em termos da formação moral desses alunos”, explica.
Há mais de 30 anos trabalhando com a formação de professores em todo país, Hoffman ressalta que se não pode educar sem avaliar, ou seja, sem observar, acompanhar, conhecer cada aluno, seus interesses e dificuldades. Avaliação, nessa visão, é observar muito bem, analisar tarefas e manifestações dos estudantes, e refletir sobre o melhor apoio pedagógico que cada um deve receber do professor para poder avançar em seus estudos.
“Minha tarefa vem sendo a de levá-los a refletir sobre sua responsabilidade em promover melhores oportunidades de aprendizagem a todos os alunos e não a de apenas aplicar provas com objetivo de aprová-los ou reprová-los. Sem bons professores, que entendam e respeitem todos os alunos, não alcançaremos bons índices de aprendizagem no país”, defende.
Palestrante
Jussara Hoffmann é mestre em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e uma das maiores referências em avaliação educacional no Brasil. A autora de diversas obras sobre o tema, Hoffmann defende a importância de uma avaliação que valorize o processo de aprendizagem e promova a autonomia dos estudantes.
Autor(a): BZN