19 SET 2020
No almoço com o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), ontem (18), aproveitei que ele falou sobre a ordem presidencial de concluir obras paralisadas de governos passados e perguntei se obras estaduais realizadas com recursos federais também estão na lista. E indaguei sobre a estrada que liga Goianinha ao famoso destino turístico Praia da Pipa.
Foi taxativo de que se o governo apresentar um bom e viável projeto, existe possibilidade. E lmbrou que a obra foi iniciada com recursos de emenda destinada pelo então deputado federal Felipe Maia (DEM).
Isso mesmo. A estrada que liga à Pipa foi contemplada por emenda de Felipe Maia e convênio do governo estadual com o Ministério do Turismo em cerca de R$ 19 milhões. Depois, em 2014, a bancada potiguar chegou ao consenso de destinar R$ 40 milhões para que fosse concluída.
As obras foram paralisadas devido a problemas técnicos e administrativos. Em março de 2016, o então deputado Henrique Alves (MDB), antes de deixar o Ministério do Turismo, assinou aditivo que prorrogou o prazo para a obra ser concluída. Governos entraram e saíram e não saíram de promessas.
Anos e anos
Tudo começou em março de 2009, quando a empresa Galvão Engenharia ganhou a licitação junto com a Queiroz Galvão e a R Furlani Engenharia, oferecendo realizar a obra por mais de R$ 45,9 milhões.
A estrada era o sonho da então governadora Wilma de Faria, com uma pista moderna, cerca de 5 km após a zona urbana de Goianinha, composta de viaduto, acostamento, arborização e uma bela ciclovia.
As obras, que estavam a todo vapor, entretanto, foram paralisadas e até hoje não retomadas.
Que a governadora Fátima Bezerra renove essa parceria com a bancada potiguar ou o governo federal para dar esse presente não apenas aos potiguares, mas também, muito ao turismo.
Autor(a): Eliana Lima