Educação

Estudantes com deficiência visitam o Parque das Dunas em atividade de interação

30 SET 2022

Foto: Reprodução/Manoel Barbosa

Inclusão social para estudantes com deficiência e práticas corporais foram realizadas nessa quinta-feira (29), com alunos do 6° ao 9° ano da Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro, no Parque das Dunas. A aula foi pensada como uma forma de incluir os alunos com deficiência da unidade de ensino, em atividades corporais como dança, jogos com utilização de bolas e passeio pelo parque. A ação acontece em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.

Reforçando a inclusão dos estudantes com deficiência na Rede Municipal de Ensino, Priscilla Ferreira Ramos Dantas, chefe do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME), acompanhou a aula de campo e comentou sobre o trabalho que vem sendo realizado pela SME para incluir cada vez mais os alunos nas escolas. Para ela, esse tipo de atividade é fundamental para o desenvolvimento dos alunos com deficiência. A professora citou ainda algumas ações promovidas aos estudantes, como a matrícula antecipada, o transporte escolar acessível, professor de Libras e profissionais de apoio e capacitados para trabalhar com individualidades.

Atuando como professora na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro, Jailma Cavalcante Baraúna, ressaltou que a atividade foi organizada para ser uma aula de campo inclusiva, proporcionando interação e lazer para os estudantes. “Onze alunos com algum tipo de deficiência participaram do momento, com outros 22 alunos sem deficiência. Eles estão acompanhados dos pais e em um contexto idealizado para ocorrer a inclusão deles. Tudo foi planejado para criar uma atmosfera confortável para participarem das atividades e passarem por essa descoberta do parque e das brincadeiras com os colegas”, disse.   

O estudante com autismo, Mike Johan Medeiros, nunca tinha ido ao parque e contou o que mais chamou sua atenção foi ver a coruja e a raposa na sala de animais. A mãe de Mike, Veridiana Silva de Medeiros, relatou que é emocionante participar desse momento com seu filho e ver a interação promovida pela equipe da escola. “Não é só importante para ele os outros coleguinhas pela interação, mas é importante que ele saiba que ele pode contar não só comigo, mas também com outras pessoas. O acolhimento que a professora está dando gera uma oportunidade muito grande para que ele possa conhecer muitas outras coisas. Muitas vezes eu não tenho tempo para mostrar as coisas a ele e estou muito feliz de ver uma atividade como essa”, finalizou a mãe. 

Autor(a): Marcos Pinto
Fonte: Prefeitura de Natal



últimas notícias