09 JUN 2021
No Twitter, a governadora Fátima Bezerra escreveu:
- Determinei à PGE/RN, autora da peça, que ingresse imediatamente no STF com o pedido de substituição da petição impetrada ontem no STF (ADI 6.855), para que sejam retirados os temos que considero inadequados no tratamento com quaisquer autoridades públicas.
Trata-se de petição enviada ao STF em que o Estado apresenta informações diante da ação direta de inconstitucionalidade (ADI), com pedido de cautelar, proposta pelo presidente Bolsonaro e o advogado-geral da União, André Mendonça, contra medidas restritivas decretadas no RN para o enfrentamento à covid-19.
A ação conta com a assinatura da governadora, do procurador-geral do Estado, Luiz Antônio Marinho, da subprocuradora-geral, Jeanne Araújo, e do procurador Marconi Marques.
Alguns dos trechos que Fátima determinou a retirada, e que geraram polêmica, dizem que ela repudia a falta de “noção” do presidente e do AGU e que eles desmontaram “desvio mental e de caráter”.
Efeito
No Twitter, o ministro Fábio Faria (Comunicações) escreveu:
- Independente de ideologia política, olhem como a governadora do RN trata um presidente. Ainda mais um PR que vem atendendo o estado do RN em muitas demandas além do requisitado. Lamentável e vergonhoso o posicionamento da governadora do PT. E a gente achando q ela ia "despiorar".
Em tempo
Os trechos mais contundentes foram no mérito da petição da PGE:
Autor(a): Eliana Lima