09 NOV 2022
Em reunião articulada pela Fecomércio RN, por meio da Câmara Empresarial do Turismo, a Prefeitura de Natal apresentou nesta quarta-feira o projeto de enrocamento da orla urbana da praia de Ponta Negra aos empresários do turismo, o chamado trade turístico.
A Licença de Instalação e Operação (LIO) para o início das obras já foi concedida pelo Idema.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, a prefeitura já iniciou a demarcação do canteiro de obras do enrocamento. "O terreno está localizado na Via Costeira, nas proximidades do Hotel Serhs, e vai contar com uma fábrica de concreto para produzir os blocos pré-moldados que serão utilizados nos muros de proteção costeira, estrutura que dará suporte ao alargamento da faixa de praia".
Ao todo, serão produzidos 19 mil blocos de concreto tipo 'lego'. A montagem começará a ser feita da Via Costeira no sentido da praia de Ponta Negra ao enrocamento já construído nas proximidades do Morro do Careca.
A estrutura terá mais 1.173 metros de extensão e a conclusão das obras prevista pela Prefeitura é de seis a oito meses. De acordo com o secretário adjunto de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra), Bruno Dias, a primeira etapa será feita de pequenos trechos, sem que seja necessário interditar a praia.
Engorda
"Após isso, será dado andamento à engorda da faixa de areia da praia, com alargamento em até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca", acrescentou o secretário de infraestrutura. Explicou que nessa fase também haverá, concomitantemente, a readequação do sistema de drenagem.
Para dar conhecimento à população sobre o andamento da obra, será realizada no próximo dia 17 de novembro, às 9 horas, no Hotel Praia Mar, uma audiência pública para apresentar os projetos feitos pela empresa paulista TetraTech, com debate junto às associações da praia de Ponta Negra e representantes da sociedade civil, bem como outros interessados.
Coordenador da Câmara Empresarial do Turismo, George Costa pontuou que a obra vem sendo aguardada com muita expectativa pela classe empresarial. "Todos nós sabemos da atual condição em que se encontra o calçadão de Ponta Negra. Essa obra é fundamental para conter o avanço da deterioração já existente em nossa orla. Natal é uma cidade que se desenvolve impulsionada pelo turismo".
Autor(a): Eliana Lima