19 SET 2024
O retorno do Festival Literário de Natal (Flin), realizado pela Prefeitura de Natal, marca um momento importante para a cidade ao trazer de volta uma das suas principais iniciativas culturais. Em 2024, o evento celebra sua sexta edição, sob o tema "Poesia em cada Esquina", com o compromisso de valorizar a literatura e os talentos locais, fortalecendo a cena literária e cultural de Natal. Após um hiato de sete anos, o Flin se reafirma como um dos mais prestigiados festivais do Nordeste, proporcionando à população natalense uma rica programação gratuita nos dias 27 e 28 de setembro, na Praça Pedro Velho, no bairro de Petrópolis.
A volta do festival não apenas revigora a agenda cultural da cidade, mas também demonstra o compromisso de Natal com a promoção da leitura e da produção literária como formas essenciais de enriquecimento social e cultural. Para a secretária de Cultura de Natal, Danielle Mafra, o evento visa atingir todas as idades, com atividades diversificadas que vão desde oficinas para o público infantil até saraus e debates voltados para a terceira idade. “Essa edição do Festival será muito especial, pois, além da retomada após sete anos sem sua realização, contaremos com uma programação contemplativa, acolhendo toda a população. Além disso, com a realização acontecendo na Praça Pedro Velho, espaço totalmente revitalizado para receber eventos como este, teremos um festival inclusivo, participativo e acessível, garantindo uma ótima experiência ao público presente”, pontuou.
A presença de grandes nomes da literatura nordestina e nacional reforça o papel do Flin como um ponto de encontro entre escritores, leitores e artistas, consolidando-o como uma plataforma de incentivo e reconhecimento da literatura. A programação começa no dia 27 de setembro pela manhã, com atividades educativas destinadas a alunos da rede municipal de ensino. As crianças poderão participar de oficinas de quadrinhos, cordéis e ilustrações, num esforço para despertar o interesse pela leitura desde cedo. O público idoso também ganha uma programação especial com a realização de saraus e oficinas de cordel, destacando a inclusão intergeracional promovida pelo festival.
Durante todo o evento, haverá uma Feira de Editoras, que reunirá obras de autores independentes e editoras locais, ampliando o acesso à produção literária do estado. Além disso, a edição de 2024 inova ao disponibilizar um estúdio de podcasts que será um espaço dinâmico, onde autores convidados poderão discutir suas obras e dialogar com o público sobre temas literários variados, dando uma nova dimensão ao evento.
Haverá nesta edição de retomada a participação de membros da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, que chancelou o evento, participando de uma mesa-redonda, como também representada com um estande na Feira de Editoras, expondo seu acervo.
Dentre os destaques desta edição está a parceria com o Sesc que traz ao festival o BiblioSesc. A unidade móvel oferecerá acesso gratuito a uma vasta coleção de livros e obras, promovendo ações de incentivo à leitura, como clubes do livro e contação de histórias. Destaque também ao Espaço do Escritor Natalense, iniciativa pensada e programada para ofertar um ambiente com horários alternados entre autores locais que poderão divulgar e discutir seus trabalhos com o público presente, assim como os espaços de ativações "instagramáveis", distribuídas em diversos pontos da Praça, proporcionando ao público uma interação direta com as obras de diversos autores e escritores. A programação musical também está confirmada com apresentações ao vivo de artistas locais que irão abrilhantar ainda mais o evento.
A noite do dia 28 guarda um momento especial com a realização da Mesa de Contos Literários, que terá como convidados nomes como Marcelino Freire, pernambucano premiado pelo Jabuti, e o comediante e escritor Daniel Furlan. No dia 29, o evento continua com a Mesa "Literatura Para Todos", que destaca a diversidade na literatura, reunindo figuras como o escritor natalense Thiago Medeiros e Eva Potiguara, escritora e artista audiovisual de origem indígena.
O encerramento do Flin será um momento especial com a palestra da renomada escritora e freira missionária Maria Valéria Rezende, cujas obras já lhe renderam prêmios como o Jabuti e o Casa de las Américas, e que há décadas reside no Nordeste, contribuindo com a literatura e a educação da região.
Festival
Criado em 2013, o Festival Literário de Natal se consolidou como um dos eventos literários mais importantes do Nordeste, trazendo à capital potiguar debates e encontros memoráveis com grandes nomes da literatura contemporânea regional e nacional. A volta do Flin em 2024 é mais do que uma celebração literária, é um resgate cultural para Natal, reafirmando o compromisso da cidade com a arte em todas as suas faces.
Autor(a): BZN